Relator da CPI dos Cartões diz que FHC é ex-presidente e não opina



O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), disse nesta quarta-feira (26) que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não é a instituição Presidência da República e, por isso, não opina sobre os gastos que foram e são feitos em segurança e alimentação.

- Primeiro, há um enorme equívoco e um enorme erro do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A CPMI não está apurando contas pessoais de ninguém e o ex-presidente FHC não é a instituição Presidência da República. Ele confundiu as coisas. Do tempo em que ele foi presidente, suas contas pessoais são problema dele, ele faz o que bem entender. No período em que ele esteve na Presidência, o que a instituição Presidência da República gastou no que se refere a segurança, alimentação, não é da conta dele, é da conta da instituição Presidência da República. Sobre esse fato, ele é ex-presidente e não opina - afirmou.

Luiz Sérgio disse também que o fato de ser relator não pode impedi-lo de expor seu ponto de vista quando o debate for eminentemente político. Para ele, o requerimento de convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, antecede a publicação da denúncia da revista Veja e, por isso, a motivação da oposição foi eminentemente política. Em sua opinião, o fato de a ministra ser a gerente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem incomodado muita gente.

- Principalmente a oposição, que queria única e exclusivamente trazer a ministra aqui para buscar desgastá-la e isso nós não vamos permitir. A ministra contribui de forma muito mais positiva para o país, e o país sabe disso, mantendo-se à frente do PAC, que está gerando aquilo que o nosso povo espera e precisa: empregos - frisou.

O relator assinalou que o seu planejamento para as convocações de autoridades tem o objetivo de ouvir primeiro as pessoas entendidas em segurança nacional, como os generais Félix e Cardoso, além do diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Paulo Lacerda, antes da CPMI deliberar sobre matéria referente a sigilo, como o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).



26/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Agripino, oposição deve indicar presidente ou relator da CPI dos cartões

Relator já tem propostas para mudanças no uso de cartões corporativos

Relator de CPI dos Cartões Corporativos diz não ter condições de elaborar relatório

Luiz Sérgio é designado relator da CPI Mista dos Cartões Corporativos

Gastos irregulares foram erros já corrigidos, afirma relator da CPI dos Cartões

Relator da CPI dos Cartões quer fim de sigilo após término de mandato presidencial