Para Carreiro, Senado atendeu demanda da sociedade, aprovando matérias importantes no semestre



O secretário-geral da Mesa, Raimundo Carreiro Silva, considerou proveitoso o trabalho do Senado neste primeiro semestre de 2002, afirmando que a Casa conseguiu atender a demanda social. Foram votadas matérias importantes, algumas inclusive modificando a Constituição, e o Senado encaminhou 31 projetos para sanção presidencial. Ele destacou, entre as propostas de emendas à Constituição (PECs), a do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), aprovada por unanimidade, que limita os gastos do governo com publicidade de obras governamentais.

Carreiro citou a aprovação de três outras emendas: a que permitiu a participação de capital estrangeiro nas empresas de comunicação; a que prorrogou a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), realizada graças a acordo de lideranças, e a que define a reforma do Judiciário, aprovada em primeiro turno.

Entre as matérias infraconstitucionais, o secretário registrou a aprovação dos projetos oriundos da Comissão Mista de Segurança Pública, dois dos quais já encaminhados à Câmara dos Deputados. Um deles aperfeiçoa a legislação que trata dos crimes de lavagem de dinheiro e obteve, segundo frisou Carreiro, repercussão positiva junto à comunidade internacional, já que permitiu ao Brasil cumprir acordo firmado com outras nações.

Nova subsecretaria

Raimundo Carreiro ressaltou ainda a instalação, neste semestre, do Conselho de Comunicação Social, que está ligado diretamente à Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Com mais este órgão, a secretaria ficará responsável por todo o serviço da Mesa do Senado e de outros oito órgãos da Casa. São eles: a Procuradoria Parlamentar, a Corregedoria Parlamentar, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, a Ordem do Congresso Nacional, o Prêmio Darcy Ribeiro, o Diploma Berta Lutz e a Comissão Mista da Política Nacional de Inteligência. Em função do aumento de suas atribuições, a estrutura da SGM foi ampliada com a criação da Subsecretaria de Apoio aos Órgãos e Conselhos do Parlamento, que já está em funcionamento.



03/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tebet defende autoconvocação do Senado para votar matérias importantes

Senado votou projetos importantes para o país, diz Jorge Viana em balanço do semestre

Em ano eleitoral, Senado aprova matérias importantes

Senado retoma atividades com expectativa de votações importantes no segundo semestre

Anibal Diniz comemora aprovação de matérias importantes pelo Senado nesta semana

Senado aprovou 523 matérias no semestre