Para Darcy Ribeiro, "Sem um povo educado não há como fazer o país crescer"
Na comemoração dos dez anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei 9.394/1996) - pelo Senado Federal, nesta terça-feira (19), o antropólogo, sociólogo e ex-senador Darcy Ribeiro foi lembrado em todos os pronunciamentos. Relator da matéria no Senado, Darcy coordenou a discussão no Congresso Nacional e deu forma à lei, que, em reconhecimento, foi batizada com o seu nome.
Darcy Ribeiro deu atenção à qualificação do Magistério. Uma contribuição essencial foi a criação dos Institutos Superiores de Educação (ISEs), dedicados à formação de professores. Segundo a LDB, cabe aos ISEs oferecer o curso normal superior para formar professores de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Semelhantes ao antigo normal de nível médio, eles propiciam um estudo mais amplo e aprofundado, como num curso universitário. Esse investimento era, segundo ele, essencial à melhoria da educação.
- Um professor bem preparado, estimulado e provido de um mínimo de material didático foi sempre uma peça-chave nas escolas que alfabetizaram o mundo - dizia.
Inspirado pelo movimento da Escola Nova, o sociólogo foi um dos primeiros a engajar-se politicamente na causa do ensino público, gratuito e de qualidade. Considerava o sistema educacional brasileiro elitista e desonesto, porque promovia a exclusão, consciente ou não, das crianças de classes populares. Criticava o sistema de turnos que, ao reduzir o tempo de aula, restringia também as chances de sucesso de quem não tinha condições de complementar a formação em casa.
Entre as principais criações de Darcy Ribeiro estão os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), escolas de horário integral do Rio de Janeiro, e a Universidade de Brasília (UnB), por ele projetada dentro de uma nova concepção de ensino superior. Ao longo da vida, foi ministro da Educação (1962-1963), chefe da Casa Civil (1961-1964), vice-governador do Rio (1982-1985), além de senador (1990-1997), etnólogo e, acima de tudo, educador.
Com informações da NOVA ESCOLA On-line e da Fundação Darcy Ribeiro18/12/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
ACM pergunta o que o governo Lula pretende fazer para o país crescer
Arthur Virgílio sustenta que Lula deve fazer reformas estruturais para o país crescer
Embrapa diz como fez agricultura do País crescer e ganhar aplauso da Economist
Abertas inscrições para 5ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro
Escola Darcy Ribeiro abre inscrições para cursos de cinema
Para Cristovam, causa da educação fez de Darcy Ribeiro um "profeta" do desenvolvimento civilizatório