Para Demóstenes, reação de Reinhold Stephanes ao embargo da carne é "submissão à UE"



O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) fez veemente protesto da tribuna, nesta terça-feira (19), contra o embargo da carne bovina brasileira, promovido pela União Européia (UE). O embargo foi anunciado no último dia 30 de janeiro e, conforme sustentou o senador, foi uma decisão política para proteger a carne européia do avanço das exportações brasileiras sobre o setor naquele continente.

Demóstenes disse que a decisão prejudica diretamente os produtores de Goiás, estado responsável por 15% das exportações brasileiras, assim como todos os pecuaristas do país. A reação do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao embargo, no entanto, foi o maior alvo das críticas que o senador fez em Plenário.

Para Demóstenes, ao concordar com as exigências de rastreamento das propriedades brasileiras produtoras de carne por parte da União Européia, que reduziu de 12 mil para 300 as propriedades habilitadas à exportação de carne para a Europa, o ministro demonstrou submissão às regras protecionistas do primeiro mundo.

- O ministro inclusive fez escárnio com os produtores brasileiros ao afirmar que as sanções da UE tinham procedência, simplesmente porque os produtores brasileiros não cumpriam as regras sanitárias exigidas. Isso não é atitude de ministro - protestou Demóstenes, recordando que o ex-ministro Pratini de Morais enfrentou o monitoramento da doença da vaca louca no Brasil, em 2000, visitando técnicos europeus para explicar as providências que o país havia tomado.

Em apartes, os senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Eduardo Suplicy (PT-SP) discordaram das críticas de Demóstenes Torres ao ministro da Agricultura. Segundo Botelho, o ministro reclamou da falta de cumprimento das leis pelos produtores nacionais enfatizando, porém, que as regras da UE são severas e devem ser seguidas à risca, uma vez que a decisão é realmente política.



19/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Stephanes: embargo à carne brasileira tem motivação comercial, e não sanitária

Reinhold Stephanes e Silas Rondeau são convidados para debate sobre biocombustíveis

Reinhold Stephanes fala à TV Senado sobre o agronegócio em 2010

Reinhold Stephanes exibe a Sarney estudo sobre o território nacional

Jefferson Péres diz que reação do governo à decisão de Evo Morales foi "um ato de submissão"

Stephanes: Brasil errou ao aceitar normas da UE para venda de carne bovina