Reinhold Stephanes exibe a Sarney estudo sobre o território nacional



Acompanhado do chefe da Unidade de Monitoramento por Satélite da Embrapa em Campinas (SP), Evaristo Eduardo de Miranda, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, exibiu, na manhã desta terça-feira (14), para o presidente do Senado, José Sarney, um vídeo registrando estudos estratégicos realizados sobre o território nacional.

- É um trabalho sobre as áreas de reserva, áreas de recuperação de encostas, áreas que ainda estão sendo solicitadas por indígenas, por quilombolas, e outras áreas, e sobre o quanto isso daria de ocupação do território nacional. É um trabalho realizado por satélite pela Embrapa de Campinas, que mapeou toda a área existente em termos de ocupação territorial. E quem criou essa unidade de estudos estratégicos, há 20 anos, foi o presidente Sarney - explicou o ministro.

Questionado por jornalistas sobre a resistência de organizações não-governamentais a mudanças no Código Florestal Brasileiro, o ministro disse que, atualmente, estão sendo aprovadas normas legais sem a devida a atenção sobre o impacto que isso teria dentro do território nacional.

- Tem que ser rediscutida a ocupação do território nacional para se definir exatamente o que cabe à agricultura, o que cabe às cidades, como se daria essa ocupação. Porque, se a legislação atual for cumprida integralmente, não teríamos mais território nacional para ser usado - disse.

Indagado se as mudanças desejadas por seu ministério no Código Florestal não reduzirão a parcela de terras protegidas, Reinhold Stephanes assegurou que todo arroz, feijão, milho, soja e qualquer outro grão para alimentação que se planta no Brasil ocupa menos de 7% do território nacional.

- O que não entendemos é por que há tanta discussão em torno disso. - argumentou ele.



14/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reinhold Stephanes fala à TV Senado sobre o agronegócio em 2010

Reinhold Stephanes e Silas Rondeau são convidados para debate sobre biocombustíveis

Para Demóstenes, reação de Reinhold Stephanes ao embargo da carne é "submissão à UE"

Cultura: Museu de Arte Contemporânea exibe obras do território livre

Raupp destaca trabalho de estudo e mapeamento do território de Rondônia

Arquivo Nacional exibe documentário sobre exílio de Caetano Veloso e Gilberto Gil