PARA DUTRA, TRATAMENTO GRATUITO DO DIABETES PODE TRAZER ECONOMIA PARA O SUS
O relator do projeto, senador Tião Viana (PT-AC), já antecipou que apresentará parecer favorável à matéria. Dutra, por sua vez, afirma na justificação da proposta que estudos realizados na Finlândia demonstram que, naquele país, o custo de um dia de hospitalização do diabético eqüivale aos custos de dois anos de monitoração adequada da doença. Nos EUA, acrescenta, a experiência demonstra que cada dólar gasto com educação do diabético representa uma economia de seis dólares no tratamento do diabetes.
Segundo Dutra, estima-se que existem cinco milhões de diabéticos no Brasil e que o SUS deve gastar cerca de R$ 60 milhões com a assistência aos pacientes, a maior parte com internações.
A pauta da CAS inclui ainda outras 11 matérias. Entre elas, projeto do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT) que dispõe sobre a destinação adequada das embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, bem como de produtos apreendidos pela ação fiscalizatória, impróprios para utilização e em desuso. Outro item da pauta é o projeto do senador Luiz Estevão (PMDB-DF) sobre a obrigatoriedade da cirurgia de gastrectomia (extração parcial ou total do estômago) parcial nos caos de obesidade mórbida.
25/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ausência de tratamento adequado contra diabetes pode levar paciente à cegueira
Demóstenes Torres é operado para tratamento de diabetes
MARIA DO CARMO ALERTA PARA DIFICULDADES QUE COMÉRCIO ELETRÔNICO PODE TRAZER PARA O FISCO
Poupatempo Botucatu oferece teste gratuito do diabetes
Nova lei pode trazer perda para o Fisco, afirma jurista
Tratamento odontológico gratuito abre inscrições para seleção de pessoas