MARIA DO CARMO ALERTA PARA DIFICULDADES QUE COMÉRCIO ELETRÔNICO PODE TRAZER PARA O FISCO



A expansão da internet como meio de negócios representa um desafio para países como o Brasil, que têm um sistema tributário oneroso, complexo e sujeito à sonegação e à evasão fiscal. Essa é a opinião da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), para quem o lado mais sombrio da internet é a mobilidade de contribuintes ricos que contribuirá ainda mais para manter na pobreza os menos privilegiados.
- A internet, como pode estar em todo o lugar e em lugar nenhum, pois não tem fronteiras e nem ocupa lugar no espaço, vem lançar um grande desafio ao fisco e à arrecadação, pois é um canal totalmente diferente de circulação de produtos e serviços dos produtores aos consumidores. Certamente, taxar produtos e varejistas virtuais é muito mais difícil do que lidar com produtos e varejistas físicos e palpáveis - avaliou a senadora.
Para Maria do Carmo, a capacidade que a internet tem de viabilizar a movimentação da "riqueza sem pátria" pode acirrar ainda mais a guerra fiscal entre países para atrair empresas e investimentos externos. Ela lembrou que especialistas já manifestam sérias preocupações quanto às repercussões, ainda imprevisíveis, da internet na área fiscal e de arrecadação de impostos. Em certos países, observou a senadora, um volume considerável de receitas poderá simplesmente desaparecer, fazendo com que os governos passem, de um dia para o outro, a enfrentar dificuldades para garantir os serviços básicos à população.

11/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nova lei pode trazer perda para o Fisco, afirma jurista

MARIA DO CARMO APONTA DIFICULDADES PARA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Maria do Carmo alerta para juros abusivos

Maria do Carmo alerta para aumento do desemprego e da violência

MARIA DO CARMO ALERTA PARA PERIGOS DA TRANSPOSIÇÃO DO S. FRANCISCO

MARIA DO CARMO ALERTA PARA EFEITOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO