Pará e Roraima passam a integrar a Rede Senado de Rádio e TV Digital



O Senado deu nesta terça-feira (10) um importante passo no processo de expansão da Rede Senado de Rádio e Televisão Digital. Em cerimônia realizada na presidência da Casa, o presidente José Sarney, a diretora-geral, Dóris Peixoto, e os presidentes das Assembleias do Pará, deputado Manoel Pioneiro, e de Roraima, deputado Chico Guerra, assinaram protocolo de intenções para possibilitar as transmissões digitais da TV Senado e de TVs Assembleia em Belém e Boa Vista.

O acordo prevê, ainda, a cessão de duas horas por dia da programação da Rádio Senado FM para as assembleias transmitirem notícias institucionais.

De acordo com o documento firmado, o Senado colocará à disposição das assembleias todos os equipamentos necessários à retransmissão local dos sinais de televisão e cederá uma subcanalização.

Em contrapartida, as assembleias assumem a responsabilidade pelo custeio e manutenção das estações.

Outro dos quatro canais transmitirá a TV Câmara, segundo acordo de reciprocidade em que Senado e Câmara dos Deputados responsabilizam-se, cada uma, por 13 capitais, reduzindo à metade o custo com a aquisição de equipamentos.

A expectativa, de acordo com o secretário de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita, é de que as transmissões nas duas capitais sejam inauguradas até o fim do ano.

Fiscalização

Na avaliação de Sarney, o principal benefício da extensão da rede de comunicação do Senado e da criação de TVs legislativas nos estados é a ampliação dos instrumentos de fiscalização da população.

- Quando estamos nos comunicando, estamos dando à população brasileira a possibilidade de nos fiscalizar. O povo desses estados é o grande beneficiado com esses acordos – disse o presidente do Senado.

Transparência

Para o senador Romero Jucá (PMDB-RR), os veículos de Comunicação do Senado são importantes instrumentos para o fortalecimento da democracia brasileira e garantem maior transparência às atividades legislativas.

- Hoje por onde ando as pessoas comentam que acompanham os debates por meio dos veículos de Comunicação do Senado. Roraima fica mais forte com esse instrumento – afirmou.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a parceria do Senado com as assembleias estaduais permitirá maior aproximação do eleitor com seus representantes.

- Esse acordo vai propiciar a todos os paraenses de Belém a possibilidade de acompanhar os trabalhos de seus representantes no Senado Federal – disse.

Os presidentes das Assembleias do Pará, deputado Manoel Pioneiro, e de Roraima, deputado Chico Guerra também celebraram a parceria.

- Com esses veículos, temos condição de levar conhecimento para a população e mostrar o que os políticos estão de fato fazendo – disse Pioneiro.

Também participaram da solenidade os senadores Mário Couto (PSDB-PA), Ângela Portela (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), além de deputados estaduais e federais do Pará e Roraima.



10/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Assembleias do Pará, Roraima e Mato Grosso do Sul passam a integrar a Rede Senado de Rádio e TV Digital

Paraná passa a integrar Rede Senado de Rádio e TV Digital

Tribunal de Justiça do Paraná passa a integrar a Rede Senado de Rádio e TV Digital

Brasil já tem condições de decidir padrão de rádio digital, diz especialista à Rádio Senado

Padrão de rádio digital deve ser definido ainda este ano, diz Hélio Costa à Rádio Senado

SENADO PODE INTEGRAR REDE MUNDIAL DE BIBLIOTECAS