Paraná passa a integrar Rede Senado de Rádio e TV Digital



O presidente José Sarney, a diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, e o desembargador Miguel Kfouri Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, firmaram nesta quinta-feira (9) uma parceria para a instalação em conjunto da TV Senado e a Rádio Senado FM em Curitiba.

Em cerimônia realizada na sala de audiências da Presidência do Senado, eles assinaram um protocolo de intenções em que o Senado se compromete a colocar à disposição do TJ-PR uma subcanalização do canal 20 de televisão digital e todos os equipamentos necessários à retransmissão de televisão para que o tribunal coloque no ar sua própria emissora.

Em contrapartida, o tribunal assume a responsabilidade pelo espaço para a instalação dos equipamentos, bem como pela operação, guarda, limpeza e conservação do abrigo e equipamentos.

Como o Senado fez nos sete acordos já firmados com Assembleias Legislativas, o entendimento com o tribunal prevê, ainda, a cessão de duas horas por dia da programação da Rádio Senado FM, na frequência 88,1 MHz, para transmissão de conteúdo institucional em Curitiba.

A TV e a Rádio Senado têm como finalidade a transmissão ao vivo das sessões plenárias e das comissões do Senado Federal e do Congresso Nacional e divulgar as atividades legislativas. A programação inclui noticiários, reportagens especiais, programas culturais e peças institucionais.

O presidente do Senado ressaltou o caráter inovador da parceria, porque “pela primeira vez teremos uma instituição do Poder Judiciário estadual aderindo ao esforço de ampliar as nossas transmissões e oferecer ao cidadão dos estados a possibilidade de acompanhar o nosso dia-a-dia em sinal aberto e gratuito”. Sarney também destacou que os veículos de comunicação do Senado têm contribuído para a transparência das ações legislativas.

- O Senado leva ao povo brasileiro [por meio dessas parcerias] tudo o que acontece aqui com transparência total – ressaltou Sarney, lembrando ainda de outros canais que têm contribuído para a aproximação da instituição com o cidadão como a Agência Senado, o Alô Senado e o Jornal do Senado.

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) observou que a TV Senado, que hoje pode ser assistida por meio de TV a cabo no estado, estará disponível a toda a população.

- Os debates que são grandiosos no Plenário, nas comissões e nas atividades cotidianas do Senado vão estar em pouco tempo nas casas de todos os cidadãos de Curitiba e da região metropolitana – assinalou o parlamentar.

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Miguel Kfouri Neto, agradeceu o empenho do senador Sérgio Souza, principal articulador da parceria, e disse que é um privilégio ser o primeiro tribunal do país a firmar um acordo nesse sentido.

- Se não fosse o Senado, nosso tribunal não teria condições tecnológicas nem know-how para instalar nossa TV – observou.

Expansão

Atualmente essa divulgação está em seis emissoras de rádio, em 14 emissoras de TV, sendo quatro delas digitais, na Agência Senado na internet, no Jornal do Senado e redes sociais.

A previsão é de que ainda em 2012 emissoras da TV em sinal digital e da Rádio Senado sejam instaladas em pelo menos sete capitais, com transmissores próprios: Manaus, Belém, Rio de Janeiro, São Luis, João Pessoa, Maceió e Macapá. Com os transmissores da Câmara dos Deputados, o Senado já está transmitindo em Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte e brevemente em Porto Alegre.



09/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tribunal de Justiça do Paraná passa a integrar a Rede Senado de Rádio e TV Digital

Pará e Roraima passam a integrar a Rede Senado de Rádio e TV Digital

Assembleias do Pará, Roraima e Mato Grosso do Sul passam a integrar a Rede Senado de Rádio e TV Digital

Brasil já tem condições de decidir padrão de rádio digital, diz especialista à Rádio Senado

Padrão de rádio digital deve ser definido ainda este ano, diz Hélio Costa à Rádio Senado

SENADO PODE INTEGRAR REDE MUNDIAL DE BIBLIOTECAS