Para Inácio Arruda, oposição coloca como central uma questão secundária na discussão do pré-sal
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) criticou os partidos de oposição no Senado por fugirem ao debate da questão, para ele fundamental, da definição do novo modelo de exploração de petróleo da camada pré-sal , baseado na implantação de contratos de partilha, conforme proposto pelo governo federal.
Para ele, o problema da distribuição de royalties, tornado central pela oposição na apreciação dos projetos do pré-sal pelo Senado, é "apenas secundário", e utilizado como pretexto para evitar a discussão relevante.
- Ao trazer para o centro algo que é só a aparência do problema, deixando a essência de lado, o problema central fica de lado - disse o senador.
Inácio Arruda lamentou que a questão dos royalties e das participações especiais esteja sendo colocada na mesa como central, colocando "senador contra senador, estado contra estado".
- Propõe-se, então, que não se vote nada, que não se vote em [regime de] urgência, porque a matéria precisa ser muito discutida, porque é muito delicada, e muito isso e muito aquilo. Mas a questão central fica de lado, o motivo da verdadeira discussão, que é o modelo - disse.
23/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Inácio Arruda: 'Derrubar os vetos é questão de justiça'
Inácio Arruda destaca importância de ciclo de debates sobre a questão urbana
Inácio Arruda atribui críticas da oposição à política externa do governo à inveja
Inácio Arruda: portadores de deficiência devem ser reconhecidos como são
Inácio Arruda defende o Estado como indutor do desenvolvimento
Inácio Arruda defende exclusividade do Banco do Nordeste como operador do FDNE