Para Jefferson, Lula deveria afastar Meirelles até conclusão das investigações



O senador Jefferson Péres (PDT-AM) criticou o comportamento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, diante das denúncias segundo as quais o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, teria depositado US$ 50 mil na conta de um doleiro nos Estados Unidos. Para o senador e líder do PDT, Lula deveria determinar o afastamento de Meirelles do cargo até a conclusão das investigações. Ele também lastimou, em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (12), o que chamou de complacência dos integrantes do PT no Congresso que deveriam igualmente, em sua opinião, exigir que Meirelles se afaste do posto.

Lula teria afirmado, em notícia publicada pelo jornal O Globo desta quinta-feira, segundo Jefferson, que apóia os presidentes do Banco do Brasil e do Banco Central, e diz textualmente, acrescentou o senador, “que não dá para um presidente da República, que tem que se preocupar com 180 milhões de habitantes, ficar por conta do denuncismo que toma conta do Brasil”.

- O Lula diz que é denuncismo. Denuncismo é denúncia irresponsável. Mas um fato - o depósito na conta de doleiro no EUA – é  denuncismo?. Como mudaram os valores éticos do PT. O que era antes insuportável, agora é corriqueiro. O presidente da República diz que tem que se preocupar com 180 milhões de brasileiros e que denuncismo é coisa da oposição. Enquanto isso o senhor Meirelles fica aí. É esta a moral vigente? São estes os padrões éticos da administração pública do Brasil? – questionou Jefferson.

O parlamentar disse estar preocupado com dois aspectos observados no comportamento do PT. Um deles, disse o senador, é “o ranço autoritário” de alguns setores do partido que ele considera estar evoluindo. Prova disso, afirmou, são os projetos como o de criação do conselho para fiscalizar a atuação dos jornalistas; o que cria a agência para o setor de audiovisual, e a chamada “lei da mordaça” para os servidores públicos, para permitir que somente ministros, assessores especiais e chefes de autarquias possam dar entrevistas sobre investigações na administração federal. Outro ponto que preocupa o senador é a “deterioração ética” de certos setores do PT.

- Isso é lamentável. Se o governo continuar surfando na onda do crescimento econômico e cair no triunfalismo, o povo brasileiro tem muito com que se preocupar – alertou.



12/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney ao PMDB: afastar-se de Lula é afastar-se do povo

Senador do PDT diz que Lupi deveria se afastar do ministério

Wellington Salgado: "Devido às pressões, Renan deveria não se afastar do cargo, mas pedir uma licença"

Cristovam: 'Meirelles deveria estar em Brasília combatendo a inflação'

Novas operações em Alcântara, só após conclusão das investigações sobre acidente

Jefferson Péres dá "nota 10" para atuação de Meirelles no Banco Central.