Para João Pedro, fim da exigência de diploma para jornalista 'é retrocesso'



O senador João Pedro (PT-AM) classificou de retrocesso a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a exigência de diploma para o exercício do jornalismo. Para o senador, o diploma serve para garantir um "padrão profissional, de confiança".

- Eu estou muito triste com essa decisão do Supremo - disse o senador.

João Pedro acrescentou que, como alguém que tem um mandato parlamentar, fica "muito preocupado com o padrão dos profissionais, com essa abertura". Ele disse ainda que considera a medida "um golpe profundo" para a categoria dos jornalistas, que tem um papel importante na vida nacional e responsabilidade com a boa informação e com a ética.

O senador classificou como "uma pérola" a declaração do presidente do STF, Gilmar Mendes, que comparou as profissões de jornalista e de cozinheiro, para justificar seu voto a favor da derrubada da obrigatoriedade do diploma. João Pedro disse esperar que a sociedade brasileira aprenda a conviver com a decisão do Supremo, mas sem que os padrões de informação, conteúdo, verdade e legitimidade percam valor.

- A notícia tem que ter um padrão técnico e um padrão ético e não podemos, de forma alguma, diminuir esse padrão - disse.



18/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende exigência de diploma para jornalistas

CCJ aprova exigência de diploma para jornalista

Comissão discute exigência de diploma para jornalista

Exigência de diploma para jornalista é discutida agora na CCJ

Exigência de diploma para jornalista poderá constar da Constituição

Adiada votação sobre exigência de diploma para jornalista