João Pedro defende exigência de diploma para jornalistas



O senador João Pedro (PT-AM) demonstrou, nesta terça-feira (16), sua preocupação em face da decisão que poderá ser tomada, nesta quarta-feira (17), pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do reconhecimento do diploma de jornalista. O parlamentar declarou-se favorável à exigência do diploma para o exercício da profissão.

- Está em jogo uma profissão importante para um Estado democrático de direito - disse o senador.

João Pedro lamentou que o país venha a prescindir do cuidado com a formação dos jornalistas, profissionais que têm uma enorme responsabilidade no levantamento de informações sobre os mais diversos fatos da vida nacional, levando notícias a todos os brasileiros. Ele lembrou, ainda, que inúmeras escolas de jornalismo formam profissionais nesta área em todo o país.

Lembrando que há uma corrente no país contrária à exigência do diploma, João Pedro sugeriu que se questione a quem interessa ter um profissional trabalhando em televisão, jornal e rádio sem diploma.

O senador disse estar especialmente preocupado porque alguns membros do Supremo já se manifestaram favoráveis à não obrigatoriedade da graduação em jornalismo para os profissionais da área.

- Considero um retrocesso para o Brasil se o Supremo não reconhecer o diploma desses profissionais. Não cabe meio jornalista, meio profissional. Não cabe jeitinho - argumentou João Pedro, que mencionou manifestação em favor do diploma enviada a ele pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).



16/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para João Pedro, fim da exigência de diploma para jornalista 'é retrocesso'

Proposta de exigência de diploma para jornalistas deve entrar em discussão

Senadores pedem votação de PEC que restabelece exigência de diploma para jornalistas

OAB defende diploma para jornalistas

Paulo Davim defende o diploma para jornalistas

Mozarildo defende exigência de diploma para ministros do STF e do TCU