Para Maciel, o esforço dos países lusófonos em unificar a Língua Portuguesa trará benefícios para todos



A partir de 2009 começa a valer o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que busca unificar o registro escrito nos oito países que falam o idioma - Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. A unificação ortográfica visa, entre outros objetivos, facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e divulgar mais amplamente o idioma e a literatura em Língua Portuguesa. Na opinião do senador Marco Maciel (DEM-PE), que é integrante da Academia Brasileira de Letras, o esforço dos países lusófonos para unificar a Língua Portuguesa vai trazer benefícios para todos.

- Não se pretende limitar as transformações de um idioma porque elas são incontíveis. As línguas são de propriedade dos usuários. Elas vão se mantendo ou modificando no ritmo próprio interno das culturas. O que se visa no acordo ortográfico são as convergências fundamentais antes que as divergências eventuais se convertam em definitivas e nos separem para sempre - declarou Marco Maciel, em entrevista à Rádio Senado.

A Língua Portuguesa é falada por cerca de 220 milhões de pessoas, o que coloca o idioma na quinta posição entre os mais falados do planeta. No entanto, o Português é o único idioma ocidental a adotar duas grafias oficiais.

A previsão é que até 2012 todos os livros didáticos brasileiros estejam adaptados às novas regras. A partir de 2013, a regra será obrigatória. As principais alterações previstas no acordo são o fim do trema, a supressão de consoantes mudas - como nas palavras actor e óptimo (escrita portuguesa) -, novas regras para o emprego do hífen, a inclusão das letras w, k e y ao alfabeto, além de novas regras de acentuação, em que palavras como idéia e assembléia perdem o acento agudo.

O Ministério da Educação anunciou que até o final de agosto pretende realizar uma consulta pública na sua página da Internet para que a sociedade possa manifestar-se sobre a mudança ortográfica.

30/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE vai debater programa cultural para países de língua portuguesa

Brasil apresenta acordo previdenciário para países de língua portuguesa

Comunidade de Países de Língua Portuguesa ampliam colaboração para esporte

CNPq lança edital para cooperação com países de língua portuguesa

Preservação da água é prioridade dos países de língua portuguesa para debate na Rio+20

Sem acordo, países de língua portuguesa desistem de data para vocabulário único