Mário Couto critica posição do líder do governo na Câmara sobre reajuste de aposentadorias



O senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou, da tribuna, o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), por não ter aceitado a proposta de reajuste de 7,71% para os aposentados e pensionistas que ganham acima do salário mínimo.

Mário Couto disse que ele e o senador Paulo Paim (PT-RS) procuraram os líderes partidários na Câmara dos Deputados para defender o reajuste de 7,71%. Mas o líder do governo na Câmara não teria aceitado a proposta. A medida provisória que trata do assunto estabeleceu um reajuste de 6,14%.

- É Vaccarezza ou Vagareza? Bom, dá no mesmo, porque o cara é devagar demais. A insensibilidade dele é monstruosa, é até cínica - afirmou o senador, lembrando que a defasagem nas aposentadorias chega a 63%.

Mário Couto afirmou que o Poder Legislativo é submisso ao Poder Executivo.

- Infelizmente a maioria dos deputados tem que obedecer à ordem do rei, porque há uma troca de moeda, há uma troca de cargos. Eles não são independentes. O Vaccarezza não pode viver sem o governo. Ele não sabe ser político sem empregar os seus amiguinhos, as suas famílias, pelo salário que quiser - acusou o senador.

Mário Couto disse ainda que no Brasil "só vai preso, só é punido quem não for dos quadros do Partido dos Trabalhadores".

- Quando o [ex-governador do Distrito Federal José Roberto] Arruda apareceu pegando dinheiro na televisão, pá! Vá preso, Arruda! Bateu na cadeia! Mas se ele fosse do PT... - ironizou.

No mesmo pronunciamento, o parlamentar chamou de ladrão o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antonio Pagot:

- Eu vou dizer agora, Pagot: tu não é corrupto não, me desculpa, tu é ladrão, Pagot. Vai de novo ao Supremo dizer que eu disse aqui que tu é ladrão. Tu rouba o dinheiro público, Pagot - afirmou Mário Couto, para quem a Comissão Parlamentar de Inquérito do Dnit, por ele pedida, não irá conseguir fiscalizar o órgão.



28/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto volta a defender aprovação de reajuste para aposentadorias

Mário Couto defende aprovação de projeto que garante mesmo reajuste do mínimo às aposentadorias

Mário Couto acredita que veto ao reajuste das aposentadorias pode ser derrubado se votado isoladamente

Para Mário Couto, voto secreto impedirá derrubada do veto ao reajuste das aposentadorias

Mário Couto anuncia para a próxima semana começo da mobilização pelo reajuste das aposentadorias

Mário Couto pede votação do projeto que determina o reajuste das aposentadorias pelo mesmo índice do salário mínimo