PARA MOZARILDO, CONGRESSO PRECISA PENSAR UM PROJETO NACIONAL QUE INCLUA A MAIORIA
- Antes que seja tarde demais, não podemos mais continuar subestimando o ódio do povo que está entendendo perfeitamente qual é a natureza da crise do Estado Brasileiro - alertou -.
Ao fazer uma avaliação do desempenho do Brasil dentro do quadro da globalização econômica, o senador entende que o país precisa fazer um enorme esforço pela sustentação da produção e do crescimento "e, sobretudo, pela modernização total e imediata do Estado nacional" - ressaltou -.
No entanto, conforme Mozarildo, esse conjunto de medidas que precisam ser tomadas no combate ao atraso e para favorecer o desenvolvimento brasileiros, esbarram na "resistência conservadora" das elites:
- Elas preferem um Estado que faça vistas grossas e mantenha na impunidade mais da metade das 500 maiores empresas do País, sem pagar um centavo de imposto de renda, enquanto o leão suga o sangue dos assalariados e dos micro e penquenos empresários. Elas querem a continuidade de uma máquina viciada e optaram pela guerra fiscal fratricida" - protestou Mozarildo.
Além da paralisação política a que o país esteve submetido durante os 21 anos de regime militar, o senador responsabilizou a colonização portuguesa como fator prejudicial à nossa evolução. Neste sentido, ele se referiu aos três séculos em que o Brasil esteve "sob o domínio de um reino atrasado e decadente, corrupto, avesso às idéias renovadoras surgidas na Europa com o Renascimento" - ressaltou ele-.
24/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Serys conclama Congresso a pensar no meio ambiente
Mozarildo diz que Congresso Nacional cumpre sua missão
Requião: Brasil precisa de projeto nacional
Discurso de Dilma na abertura do Congresso Nacional reflete anseios do povo, diz Mozarildo
Congresso Nacional vota projeto que concede aumento salarial para servidores
Maioria dos entrevistados em pesquisa rejeita a extinção do Senado, destaca Mozarildo Cavalcanti