Para Mozarildo, segurança da faixa de fronteira passa pela diplomacia




Investir no estreitamento das relações com os países que fazem fronteira com o Brasil é, na opinião do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o melhor caminho para proteger o país e combater o contrabando de drogas e armas. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (3), em discurso no plenário. Mozarildo apresentou resultados parciais de audiências realizadas pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira.

- Investir nas relações com os demais países da América do Sul, estreitando os laços comerciais e de amizade, faz muito mais pela defesa do nosso território do que investimentos militares. Então, a política diplomática do Brasil com esses países vizinhos tem que ser prioridade na questão da defesa da faixa de fronteira - avaliou o senador, que preside a subcomissão.

O senador lembrou que armas e drogas encontradas nas ações policiais no Rio de Janeiro entraram no Brasil pela fronteira com países como Colômbia, Bolívia e Paraguai.

- É evidente que, nos morros do Rio de Janeiro, não há condições para se produzir drogas. Também não há fábrica de armas sofisticadas, como as que os narcotraficantes usam - assinalou.

Mozarildo destacou ainda que um terço da região fronteiriça está em terras indígenas, o que, para o parlamentar, representaria um entrave para o desenvolvimento e a integração do país. Na opinião do senador, seria preciso povoar essas áreas e estimular o comércio com os países vizinhos.

- Nada tenho contra os índios, nem contra a demarcação de suas terras e muito menos contra a preservação ambiental. Mas é preciso pensar com largueza e compreender que, se beneficiamos os povos indígenas respeitando-lhes direitos e preservando a natureza, como é desejo de todos, estaremos desprotegendo as nossas fronteiras e renunciando à solução de muitas outras opções de interesse nacional - afirmou.



03/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende política nacional de defesa para a Amazônia e a faixa de fronteira

Mozarildo pede prioridade ao projeto que institui política permanente para faixa de fronteira

Começa reunião com secretários de segurança para debater faixa de fronteira

Representantes do governo defendem desenvolvimento para reforçar segurança na faixa de fronteira

Mozarildo exalta seminário sobre faixa de fronteira

Mozarildo destaca necessidade de ações conjuntas na Faixa de Fronteira