Para Mozarildo, Suframa é "experiência exitosa de desenvolvimento"



Na homenagem realizada pelo Senado nesta terça-feira (19) pelo 35o aniversário da Zona Franca de Manaus, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) classificou o projeto da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Suframa) como "experiência exitosa de desenvolvimento regional, um marco para toda a Amazônia Ocidental". Segundo ele, nos anos 60, a economia da região Norte era dominada por uma agricultura extrativista rudimentar. O advento da Suframa permitiu a transformação do perfil econômico do estado do Amazonas, em que, na década 80, já predominava o setor industrial. Nos anos 90, houve a consolidação dos setores secundário e terciário.

Como outro resultado da atuação da superintendência, Mozarildo citou a criação de postos de trabalho: 50 mil empregos diretos no Pólo Industrial de Manaus, 250 mil indiretos distribuídos pela Amazônia Ocidental e outros 200 mil em outras regiões.

Além disso, salientou o senador, a Suframa vem investindo em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e transferência de tecnologia. "O efeito multiplicador desse investimento humano vai muito além das estatísticas industriais e se espraiará pelos segmentos vitais, consolidando o conhecimento das peculiaridades e potencialidades da região", disse.

Ele destacou a criação do Centro de Biotecnologia da Amazônia, complexo de laboratórios voltado para pesquisa básica e aplicada que, em sua opinião, oferecerá as condições necessárias para o investimento das empresas nessa nova alternativa de produção.

Atualmente, observou Mozarildo, a Suframa tem obtido êxito ao se voltar para as tecnologias de ponta e para as vocações regionais, como o ecoturismo. O senador também elogiou o adensamento das cadeias produtivas, buscado pela Suframa. "Isso tem estimulado a substituição competitiva das importações de componentes, envolvendo segmentos para os quais o Brasil importa valores expressivos e dinamizando a produção local de componentes de menor escala, com o envolvimento de um grande número de pequenas e médias empresas", afirmou.

O senador rechaçou a noção, segundo ele corrente no Sul do país, de que a Zona Franca representa um paraíso fiscal e defendeu o projeto de lei de sua autoria, aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara, que dá representação no Conselho da Suframa aos prefeitos das cidades do interior, já que hoje só os prefeitos das capitais têm assento nele.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo anuncia investimentos da Suframa

Mozarildo destaca 40 anos da Suframa

Jucá destaca papel da Suframa no desenvolvimento

Suframa promove seminário de desenvolvimento sustentável na Amazônia

Mozarildo quer incluir representante de munícipios em Conselho da Suframa

Jucá destaca ações da Suframa pelo desenvolvimento da Amazônia