Para Pavan, é possível aumentar arrecadação com redução de impostos



Ao registrar em Plenário, nesta quarta-feira (7), a participação do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, na 38ª Convenção do Comércio Lojista de Santa Catarina, o senador Leonel Pavan (PSDB-SC) enfatizou que há soluções para a sobrecarga tributária imposta pelo governo federal aos micros e pequenos empresários do país.

Segundo o senador, o ex-governador de São Paulo demonstrou em sua palestra como reduzir os impostos do setor produtivo e ao mesmo tempo aumentar a arrecadação. Pavan defendeu uma reforma tributária de alcance em longo prazo, e, dentre as medidas sugeridas, destacou a aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que tramita no Congresso.

Na avaliação do parlamentar, o governo federaltem sido "frustrador de esperanças" para os micro e pequenos empresários, que, a seu ver, são os principais responsáveis pela geração de renda e de empregos formais e pela arrecadação de tributos no país. Segundo o senador, especialistas econômicos consideram o Brasil "o único país do mundo que tributa até mesmo o crescimento".

- Os líderes empresariais varejistas se encontram entre os principais artífices de nosso desenvolvimento social e econômico, pois contribuem decisivamente para o crescimento da economia, para a melhoria dos nossos municípios e para uma maior integração entre comércio, indústria, agricultura e prestação de serviços - disse.

Para o tucano, o governo federal erra ao retirar moeda de circulação, com juros extremamente altos, e contingenciar recursos do orçamento para saneamento de atividades que induzem ao desenvolvimento, "com a mais voraz tributação que este país já viu".

- Não tenho nenhuma felicidade em comemorar o que está acontecendo nessa derrama tributária. Meu papel é fiscalizar, criticar e apontar alternativas - disse.

Em aparte, o senador Marcos Guerra (PSDB-ES) também defendeu o setor produtivo, em especial, a indústria têxtil.

07/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Redução de impostos na Metade Sul gerará maior arrecadação no Estado

CPI VÊ NESTA QUARTA PROPOSTAS PARA AUMENTAR ARRECADAÇÃO

Senado aprova reforma do ISS para aumentar arrecadação dos municípios

Almeida Lima: governo do PT não tem legitimidade para aumentar impostos

CDHU: Companhia implanta medidas de combate à inadimplência para aumentar arrecadação

CDHU: Companhia implanta medidas de combate à inadimplência para aumentar arrecadação