Para Quintanilha, país "patina" quanto a transgênicos



O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) comparou a posição do governo brasileiro com relação aos organismos geneticamente modificados com a Inquisição, quando Galileu Galilei foi obrigado a negar que a terra girava ao redor do sol, ao contrário do que havia demonstrado. Nesta terça-feira (18), o parlamentar afirmou que o país "está patinando" em relação à utilização de organismos transgênicos na agricultura.

Quintanilha citou também Oswaldo Cruz, antes considerado vilão, por obrigar todos a se vacinar, e depois transformado em herói nacional, ao extinguir a febre amarela em zonas urbanas no país. "O mundo inteiro caminha para cultivo de transgênicos", que ocupam hoje quase 100 milhões de hectares de culturas, disse o senador, lembrando a evolução da ciência não apenas em relação à soja, mas também em relação ao cultivo da batata, da canola, do algodão e de outras culturas.

O parlamentar disse ainda que, há muito, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferece variedades transgênicas de soja criadas pela empresa, mas elas nunca foram utilizadas. A Embrapa, de acordo com Quintanilha, provocou uma revolução no setor primário da economia brasileira, tanto na agricultura como na pecuária, e por isso merece a admiração e o respeito de todos.



18/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA CRITICA MORATÓRIA PARA TRANSGÊNICOS

QUINTANILHA É CONTRA MORATÓRIA DE CINCO ANOS PARA OS TRANSGÊNICOS

Quintanilha apóia transgênicos e uso de células embrionárias

QUINTANILHA FALA À TV SENADO SOBRE TRANSGÊNICOS

QUINTANILHA FALA NA TV SENADO SOBRE TRANSGÊNICOS

LEOMAR QUINTANILHA DEFENDE OS ALIMENTOS TRANSGÊNICOS