QUINTANILHA CRITICA MORATÓRIA PARA TRANSGÊNICOS
Quintanilha disse acreditar que o Brasil cometerá grave erro se interromper o cultivo de transgênicos, quando os países desenvolvidos, entre estes os Estados Unidos, estão avançando aceleradamente em direção à produção agrícola com o uso de biotecnologia. O senador mostrou-se preocupado com essa questão, uma vez que os transgênicos seriam a principal alternativa para o aumento da produtividade na agricultura.
Preocupa ainda o senador o fato de o projeto de Marina Silva estar sendo relatado favoravelmente pelo senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Quintanilha explicou que já havia apresentado parecer contrário à proposta na CAS, onde a matéria já havia tramitado. A pedido da senadora, o projeto foi separado de outros dois sobre o mesmo tema, voltando assim à comissão.
Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) disse concordar com a "moratória" sugerida por Marina Silva, porque "é preciso agir com segurança quando se trata da saúde humana e a natureza". Patrocínio fez um apelo no sentido de que projetos que tratem de assuntos urgentes tramitem com maior rapidez. Ele referiu-se a projeto de sua autoria tratando da rotulagem de produtos transgênicos.
Já o senador Geraldo Althoff expressou sua concordância com as idéias defendidas por Quintanilha. Ele disse acreditar que a biotecnologia irá mudar a história da humanidade, e que o Brasil não poderá repetir o erro cometido quando fechou o setor de informática nos anos 70 e 80. Althoff prometeu lutar junto com Quintanilha na CAS para que a proposta de Marina Silva seja derrotada.
04/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
QUINTANILHA É CONTRA MORATÓRIA DE CINCO ANOS PARA OS TRANSGÊNICOS
MARINA DEFENDE MORATÓRIA PARA PRODUTOS TRANSGÊNICOS
Olivir Gabardo propõe debates para suspensão da moratória para os transgênicos
Para Quintanilha, país "patina" quanto a transgênicos
Quintanilha apóia transgênicos e uso de células embrionárias
QUINTANILHA FALA À TV SENADO SOBRE TRANSGÊNICOS