Para Rollemberg, indefinição sobre Código Florestal é o pior cenário para o campo
“Precisamos concluir o processo [de reforma] do Código Florestal, com regras claras e definitivas, para que o governo possa implantar o Cadastro Ambiental Rural (CRA) e os produtores possam regularizar suas áreas”, disse o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), ao comentar as três ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) encaminhadas pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A PGR considerou inconstitucionais dispositivos do novo código que flexibilizam regras para áreas de preservação permanente (APP) e de reserva legal, e que reduzem punições por desmatamentos ilegais. O órgão pede a suspensão dos artigos questionados até o julgamento final das ações.
Para Rollemberg, uma situação de indefinição sobre as regras previstas no Código Florestal seria “o pior cenário” para os produtores rurais. Ele reconhece que a PGR cumpre seu papel ao recorrer ao Supremo por entender que novo código fere a Constituição, mas o senador lembra que caberá ao STF a palavra final sobre o assunto. Nesse sentido, ele teme que a apresentação das ADIs possa interromper a implementação da nova lei.
O governo anunciou para maio a liberação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), hoje em fase de testes. Todos os produtores serão obrigados a cadastrar suas propriedades, sendo este o primeiro passo para a regularização ambiental.
22/01/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rollemberg defende negociação política para impasse sobre Código Florestal
Rollemberg convida para lançamento de revista sobre debate do novo Código Florestal
Rollemberg prevê veto no Código Florestal para atividades em APP
Para Rollemberg, Código Florestal é entendimento pelo Brasil
Rodrigo Rollemberg anuncia novos debates sobre o Código Florestal
Rollemberg quer maior proteção para nascentes no Código Florestal