Para Rollemberg, MP melhorará competitividade; Aloysio Nunes e Randolfe criticam



Ao encaminhar voto favorável à MP dos Portos, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse, nesta quarta-feira (16), que ela modernizará a infraestrutura portuária brasileira, dando mais competitividade ao Brasil. Rollemberg, porém, criticou a maneira como a medida tramitou no Congresso, sem permitir uma discussão mais profunda no Senado.

- É incompreensível que uma base que tenha 80% dos parlamentares seja incapaz, de em tempo hábil, apreciar uma matéria e construir uma posição de governo em relação à matéria – disse.

Ele também considerou "inexplicável e inadmissível" que a emenda do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), regulamentando a renovação de contratos nos novos terminais privados, inicialmente rejeitada, tenha sido aceita posteriormente.

Já os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), fizeram anunciaram a obstrução de seus partidos à MP, em razão de votação em tempo exíguo. Além disso, eles salientaram que o texto não resolverá o problema da falta de infraestrutura enfrentada pelo país.

- Esta é apenas a ponta do grande problema logístico que o Brasil vive. As ferrovias, as hidrovias, os aeroportos, as zonas lindeiras aos portos, tudo isso constituem um emaranhado de problemas logístico que o governo não resolveu e não consegue resolver – disse Aloysio Nunes, para quem a medida provisória não trará a desburocratização do processo decisório dos portos, mas o deixará mais complexo e burocrático.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que a proposta contraria aos valores defendidos pela esquerda e condenou a mudança de posições historicamente defendidas pelo PT, PSB e pelo PC do B.

- Posições que inclusive impediram que muitas privatizações ocorressem no Brasil. Porque sempre defendíamos o que estou defendendo aqui: o papel estratégico que o Estado deve cumprir na defesa da soberania nacional – afirmou, acrescentando ainda que a medida provisória fere a Constituição e não resolve o problema da falta de estrutura do Brasil para transportar.



16/05/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes diz que BNDES caminha para o precipício

Aloysio Nunes: PEC vai fechar portas para recursos abusivos

Para Aloysio Nunes, política econômica está desgastada

Para Aloysio Nunes, Lula age como 'presidente adjunto'

Para Aloysio Nunes, investimentos em infraestrutura não se tornarão realidade

Vídeo | Para Aloysio Nunes, novo julgamento do mensalão é irracional