Para Siqueira Campos, ONGs impedem hidrovias em Tocantins
A necessidade de se utilizar de forma mais racional as bacias hidrográficas do país tem preocupado o senador. O parlamentar lembrou que por inúmeras vezes o Brasil foi refém de greves de caminhoneiros. Ele acrescentou que as condições das estradas brasileiras obrigam o país a encontrar outras alternativas de transporte. A implementação de um projeto de hidrovias no país possibilitaria, na avaliação do senador, o surgimento de "um novo Brasil". No seu entendimento, o Brasil não pode desprezar a enorme quantidade de rios que compõem a extensa bacia hidrográfica do país.
Traçando um paralelo entre o Tocantins e o estado americano do Tenesse, o senador afirmou que ambos ficam localizados no interior de seus países e a sua ocupação conduz ao progresso das regiões com os quais fazem divisa. A diferença fica por conta do uso múltiplo das águas do rio Mississipi, completou Eduardo. Na análise do senador, os rios do seu estado deveriam ser igualmente bem aproveitados.
O comboio de quatro barcaças, carregadas com mais de duas mil toneladas de milho, que no mês de março, partiu de Mato Grosso com destino a Tocantins constituiu o marco inicial das operações da Hidrovia Araguaia -Tocantins, afirmou o parlamentar.
Em aparte, o senador Carlos Bezerra disse compartilhar da visão de Eduardo Siqueira Campos a respeito do tema. Bezerra destacou que a "mentalidade rodoviarista", que predomina no país desde a época do presidente Juscelino Kubitsheck, tem prejudicado a implementação de hidrovias nos moldes do que é feito nos Estados Unidos e Europa.
20/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIQUEIRA CAMPOS PEDE QUE GOVERNO INCENTIVE FERROVIAS E HIDROVIAS
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS RECLAMA COMPENSAÇÕES PARA TOCANTINS
Eduardo Siqueira Campos anuncia aprovação de empréstimo para Tocantins
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS REGISTRA IMPORTÂNCIA DO EXIMBANK PARA O TOCANTINS
Eduardo Siqueira Campos aplaude "solução sem sangue" para greve da PM no Tocantins
EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS COBRA DÍVIDA DA UNIÃO PARA COM O ESTADO DE TOCANTINS