Para Tião Viana, reeleição é reconhecimento de seu trabalho



Reeleito para o segundo mandato no Senado, o senador Tião Viana (PT-AC) afirmou nesta segunda-feira (2) à Agência Senado que sua vitória com larga vantagem de votos - (63,95% dos votos válidos contra 27,96% do segundo colocado) representa o reconhecimento pelo seu trabalho.

- É uma alegria muito grande ser reconhecido pelo seu trabalho à altura das responsabilidades políticas - destacou o senador, ao avaliar os 187.321 votos de recebeu.

Para Tião Viana, a vantagem nas urnas poderia ter sido ainda maior caso o seu partido não estivesse enfrentando uma onda de crises que, na opinião do parlamentar, criaram um abalo muito grande no resultado das eleições em todos os estados brasileiros.

Médico com doutorado em medicina tropical, Tião Viana disse ainda que no Senado não pretende levantar nenhuma nova bandeira, mas continuar o seu trabalho de defender o cumprimento dos direitos previstos na Constituição. O parlamentar pretende manter na sua agenda política temas como o avanço do financiamento público para áreas essenciais; o debate de grandes questões nacionais como a biotecnologia e o uso de células-tronco; a Previdência Social e a revisão e a modernização do processo legislativo.

Em relação ao Acre, o parlamentar pelo PT disse não ter dúvidas de que tem colocado seu mandato a serviço dos interesses da região e de seus habitantes. Ressaltou, no entanto, que nos próximos oito anos vai concentrar sua atuação nas áreas que ele considera ainda com pouca participação governamental, como saúde, educação e integração regional.

- Áreas relevantes que permitam a consolidação de um plano de saneamento básico - explicou o especialista em medicina tropical.

Política

Tião Viana avaliou que a eleição deste ano foi bastante positiva e reflete o sentimento de renovação do povo brasileiro. O senador, porém, lamentou a reeleição de alguns políticos que vêm sendo acusados de desvios éticos. Sobre o seu partido, ressaltou que, apesar da crise, o PT é o partido brasileiro que menos apresentou falhas na condução do seu processo político histórico.

O parlamentar afirmou ainda, em relação à possibilidade de reformas políticas a partir do próximo ano, que será difícil a ocorrência de grandes mudanças nesse sentido caso não haja o fortalecimento das responsabilidades do Parlamento aliado à maturidade política.

- Sem essa conjunção, nós faremos pouco pelos avanços da reforma política no Brasil - acredita Tião Viana.

O parlamentar lembrou que o Brasil já tem conquistado grandes vitórias nessa área, "com a chamada cláusula de barreira e a fidelidade partidária", destacou.



02/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reeleição de Renan expressa reconhecimento ao trabalho desenvolvido, diz Ideli

Tião Viana aponta popularidade de Lula como fator importante na reeleição do prefeito de Rio Branco (AC)

TIÃO VIANA ENALTECE TRABALHO DE MISSIONÁRIO

Tião Viana parabeniza trabalho da Rede Sarah

Cristovam: Garibaldi pode continuar trabalho de Tião Viana

Tião Viana quer erradicar trabalho infantil no país