Pará vai ganhar centro de referência em Direitos Humanos



Uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), vai permitir a construção de um Centro de Referência de Direitos Humanos no estado. O núcleo vai atender a população com mutirões de cidadania.

O projeto da Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV) foi aprovado e será executado por meio da parceria entre os governos federal e estadual. 

O Centro de Referencia em Direitos Humanos atua na promoção e na garantia dos direitos humanos, e também conta com profissionais capacitados para atender à população. Advogados, psicólogos, assistentes sociais serão responsáveis por fazer mediações de conflitos, e orientar todos aqueles que sentirem seus direitos violados.

O convênio visa atender a Região Metropolitana de Belém com 12 mutirões. Além da capital paraense, os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara e Santa Izabel também recebem as ações cidadãs. Os mutirões levam serviços, como por exemplo, a emissão de carteiras de identidade e profissional.

O Coordenador Geral de Centros de Referência de Direitos Humanos, Thiago Braga, afirma que, por ser prioridade na gestão federal, o Norte do País necessita de maior atenção. “O governo federal tem reafirmado uma política de direitos humanos. Então, aquela pessoa que entenda que seu direito foi violado, pode se direcionar ao centro, e nele encontrará atendimento, um auxílio, uma orientação, um encaminhamento”, disse. 

  

Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



05/09/2011 16:51


Artigos Relacionados


Brasília inaugura Centro de Referência em Direitos Humanos

Centro de Referência Direitos Humanos será inaugurado no Rio Grande do Sul

Santa Maria (RS) terá Centro de Referência em Direitos Humanos

Projetos parlamentares devem ganhar apoio da Secretaria de Direitos Humanos

Brasília sedia 1º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos

Centro de Direitos Humanos para pessoas em situação de rua e catadores será inaugurado nesta 5ª