Paraíba formará profissionais para tratar usuários de crack
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), Ministério da Justiça, aprovou projeto apresentado pelo Instituto Federal da Paraíba para implantar um centro regional de formação de profissionais que atuarão no tratamento de usuários de crack. O espaço tem como meta formar 300 profissionais.
Outros 49 centros semelhantes serão criados em todo o País, como resultado de chamada pública realizada pela Senad com essa finalidade.
Segundo a coordenadora do centro na Paraíba, Vânia Maria de Medeiros, ao longo da formação serão feitas abordagens sobre intervenções em processos emergenciais (overdose, por exemplo) e cursos na área de gerenciamento de casos e reinserção social, intervenção motivaciona, atualização e atenção integral dos usuários.
“É a consolidação de uma ação social muito importante por parte do instituto federal”, destacou Vânia. Além de capacitar e formar recursos humanos, o centro propiciará uma expansão da instituição na área de saúde. “Além disso, haverá uma troca de saberes entre profissionais de diferentes áreas e o instituto poderá ofertar novos cursos”, completou a coordenadora.
Para 2011, o centro atenderá uma rede intermunicipal do estado da Paraíba. Abrangerá os municípios de Conde, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e João Pessoa.
Fonte:
Ministério da Educação
07/01/2011 15:37
Artigos Relacionados
SUS terá mais 3,6 mil leitos para atendimento a usuários de crack
Mobilização para a internação de usuários de crack em SP começa segunda-feira (21)
Governo federal libera R$ 6,4 mi para tratamento de usuários de crack em São Paulo
Governo trabalha para melhorar atendimento no SUS a usuários de crack, afirma Dilma
SUS terá mais 3.508 novos leitos para usuários de crack e outras drogas
Municípios terão mais recursos para atender usuários de crack e outras drogas