Paraná adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
O estado do Paraná aderiu, na última sexta-feira (21), ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas. A cooperação entre o governo estadual e o governo federal tem a finalidade de efetivar a regulação e proteção de todos os ecossistemas aquáticos. Agora, o Paraná está entre os quatro estados que já aderiram a iniciativa da Agência Nacional das Águas (ANA): Paraíba, Acre, Mato Grosso do Sul e Alagoas.
O Pacto Nacional pela Gestão das Águas é um esforço de articulação política e administrativa para apoiar a implementação do modelo brasileiro de governança das águas – integrado, descentralizado e participativo –, conforme prevê a Política Nacional de Recursos Hídricos.
O Paraná está à frente de muitos estados brasileiros no que se refere a gestão integrada e descentralizada das bacias hidrográficas. O estado conta hoje com oito comitês de bacias hidrográficas já instalados e até o final do mês de julho serão instalados mais três: Comitê dos Afluentes do Baixo Iguaçu, Comitê das Bacias do Rio Piquiri e Paraná 2 e Comitê da Bacia do Alto Ivaí.
Benefícios
No âmbito do Pacto das Águas existe o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), que disponibilizará R$ 100 milhões nos próximos cinco anos para os estados que aderirem a esta iniciativa. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos será inscrita no Progestão e coordenará as ações do Pacto no estado.
- Plano Nacional de Recursos Hídricos estabelece metas para a preservação dos mananciais em todo o País
- Cobrança por uso de recursos hídricos gerou R$ 73,8 milhões em arrecadação para o País
- Relatório diz que 96% da água brasileira é satisfatória em qualidade e quantidade
24/09/2013 18:36
Artigos Relacionados
Paraná adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Rondônia adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Sergipe adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Pará adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Tocantins adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Rio de Janeiro adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas