Paranaenses imunizam bois e búfalos contra febre aftosa



A vacina contra a febre aftosa no Paraná deve ser aplicada no mês de maio em 4,5 milhões de bovinos e búfalos com menos de 24 meses. A primeira etapa da campanha contra a doença, recomendada pelo Ministério da Agricultura, vai até o último dia do mês e deve alcançar todo o rebanho com dois anos, inclusive 10 mil búfalos.

De acordo com a chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária do Parná, Juliana Bianchini, a vacinação é essencial para manter a doença afastada de todo o rebanho, estimado em 9,6 milhões de animais. “A etapa de maio tem como objetivo vacinar os bezerros, o que é muito importante para a manutenção do estado como zona livre de febre aftosa”, enfatiza.

Bianchini destaca, ainda, que a produção leiteira no Paraná concentra-se na região dos campos gerais (Castro, Carambeí, Arapoti) e vem crescendo nas regiões oeste e sudoeste do estado. Segundo ela, a pecuária de corte é mais distribuída.

O estado obteve reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área sem a doença em 2006. Na última etapa da campanha, em novembro de 2009, a cobertura vacinal foi de quase 98%. O Serviço Veterinário Estadual tem 219 médicos, sendo 106 lotados em Unidades Veterinárias Locais, que prestam assistência direta diretamente aos pecuaristas.

O produtor deve apresentar o comprovante de vacinação até o dia 30 de maio em uma das nas 98 Unidades Veterinárias Locais ou nos 343 Escritórios de Atendimento à Comunidade da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).


Fonte:
Ministério da Agricultura



29/04/2010 11:59


Artigos Relacionados


Maranhão e Sergipe vão vacinar mais de 8 milhões de bois e búfalos contra aftosa

Bois e búfalos com menos de 24 meses são vacinados em Paraná e São Paulo

Mato Grosso do Sul vacina mais de 20 milhões de bois e búfalos em maio

SP vacina 99,18% do seu rebanho contra febre aftosa

Vacinação contra febre aftosa chega à Paraíba

Começa vacinação nacional contra febre aftosa