Parceria permitirá reintegração social de vítimas de escalpelamento



Os ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram, nesta terça-feira (22), termo de cooperação técnica visando inserir vítimas de escalpelamento nos serviços socioassistenciais.

Em agosto deste ano, representantes dos ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento Social se reuniram com a DPU para decidir como cada órgão irá contribuir para reintegrar essas vítimas. No caso da Previdência, o apoio pode ser quanto à celeridade no processo para que as acidentadas recebam aposentadoria ou benefício assistencial.

Escalpelamento

É resultado de acidente no qual o cabelo de passageiros de barco, por exemplo, se enrosca no eixo do motor por falta de proteção nas embarcações, resultando em dano parcial ou total ao couro cabeludo e deformação facial, podendo levar à morte.

Em 2009, foi aprovada a Lei Federal nº 11.970, que obriga a instalação de proteção sobre o eixo do motor das embarcações. Quem descumpre a Lei está sujeito a advertência, multa financeira e apreensão da embarcação até sua regularização. A lei veio com o intuito de diminuir os acidentes que provocam escalpelamento.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social 



22/11/2011 17:07


Artigos Relacionados


Vítimas de escalpelamento participam de projeto social na Amazônia

Sistema Único de Assistência Social vai priorizar vítimas de escalpelamento

Parceria com UnB permitirá conservação de obras raras

Parceria permitirá elaboração de plano de desenvolvimento sustentável em Rondônia

SP ganha 49ª Unidade de Atendimento de Reintegração Social

Parceria entre Estado, Município e Tribunal de Justiça permitirá construção de Fórum na Lapa