Parceria com UnB permitirá conservação de obras raras



O presidente do Senado, José Sarney, abriu na manhã desta quarta-feira (5) - Dia da Cultura - a exposição Documentos Históricos e Livros Raros , na Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, montada para marcar a assinatura de convênio com a Universidade de Brasília (UnB) para restauração e conservação das obras raras do Senado. Em seu pronunciamento, o senador disse que a iniciativa da parceria vai permitir a manutenção e a guarda de obras que são essenciais para a preservação da cultura nacional.

- Os livros têm a mesma faculdade dos seres humanos, que nascem, amadurecem e envelhecem. Este será um grande trabalho, pois vai possibilitar que se guarde para a eternidade o pensamento humano que, se não for registrado, pode se perder. O Senado aprovou há pouco o Estatuto do Idoso e agora vai cuidar também de seus livros idosos - lembrou o senador José Sarney.

Ele explicou que a biblioteca dispõe não apenas de livros raros e antigos, mas também de documentos importantes para a história do país. Durante o evento, o presidente foi presenteado com o livro De como todas as histórias do mundo podem escapar do monstro do esquecimento, das autoras Celina Cavalcante, Eliana Lobo e Emiliana Brandão, que são especialistas em restauração e conservação de obras raras.

A cerimônia contou com a participação do 1º secretário, senador Romeu Tuma (PFL-SP), do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia; com o vice-reitor da Universidade do Legislativo (Unilegis), Heitor Gurgulino, e ainda com o reitor da UnB, Lauro Mohry, e o governador do Ceará, Lúcio Alcântara.

A exposição, que conta com textos sobre a história da escrita e de livros raros e documentos históricos, está no hall de entrada da biblioteca e poderá ser visitada até o dia 14 deste mês, das 9h às 18h.



05/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parceria permitirá reintegração social de vítimas de escalpelamento

Parceria permitirá elaboração de plano de desenvolvimento sustentável em Rondônia

Parceria entre Estado, Município e Tribunal de Justiça permitirá construção de Fórum na Lapa

Estado faz parceria com WWF para apoiar gestão das unidades de conservação

Biblioteca do Senado expõe obras raras

Cadastro permitirá controle unificado de obras públicas