Parceria vai criar centros de capacitação em energia solar térmica no País
Uma parceria entre a Eletrobras e o Centro Universitário UNA prevê a formação de sete centros de capacitação em energia solar térmica nas cinco regiões brasileiras, com a previsão de formação de 2 mil alunos em cinco anos, para trabalharem com sistemas de aquecimento solar de água. A iniciativa faz parte do projeto Eletrobras Procel Energia Solar, que foi lançado na última sexta-feira (1º) em Belo Horizonte (MG).
Outra vertente do projeto é a medição e o monitoramento de instalações de aquecimento solar, para avaliar os benefícios e auxiliar na gestão do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Os locais a serem monitorados ainda serão escolhidos em conjunto com a Caixa Econômica Federal. No projeto serão investidos R$ 2,9 milhões da Eletrobras e R$ 1 milhão da universidade.
“Para o sucesso de empreendimentos como esse é fundamental a sinergia entre entidades privadas e públicas que buscam ações voltadas para a conservação de energia e a sustentabilidade. Nesse sentido quero destacar a integração que vem ocorrendo no campo da eficiência energética entre a Eletrobras, o Inmetro, os fabricantes de equipamentos e a Abradee [Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica], além do apoio e conhecimento das universidades brasileiras, sem esquecermos, no caso desse projeto, da parceria com a Caixa Econômica Federal”, disse José da Costa, presidente da Eletrobras.
Fonte:
Eletrobras
04/07/2011 14:02
Artigos Relacionados
Empresas Eletrobras buscam parceria para projetos de energia solar
Energia solar integrará matriz energética do País dentro de 5 anos, diz secretário
Governo firma parceria com Microsoft para apoiar capacitação de trabalhadores do País
Eletrosul e banco alemão assinam contrato que permitirá geração de energia solar no País
Ana Amélia protesta contra exclusão de energia térmica em leilão
Aneel propõe reduzir custo de unidades geradoras de energia térmica