Parceria vai fortalecer gestão florestal no Pará e Amapá



O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) assinou, esta semana, dois instrumentos de cooperação que vão ajudar a fortalecer a gestão florestal nos estados do Pará e Amapá. O primeiro acordo foi firmado na segunda-feira (29) com o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), e o segundo, com o Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF) na terça-feira (30).

A parceria com o Pará tem como foco as concessões florestais e o apoio à implantação desse instrumento no estado. O Plano de Trabalho assinado com o Ideflor prevê o intercâmbio e o repasse de informações para a elaboração de editais de concessão, a compatibilização técnica, econômica e estratégica dos editais feitos pelo SFB e pelo estado, o apoio na estruturação do sistema de monitoramento, o desenvolvimento conjunto de metodologias de precifição da madeira nos editais e a articulação em busca de linhas de financiamento para as concessões.

O trabalho conjunto aproxima os esforços dos governos federal e estadual no fomento à atividade madeireira legal e sustentável por meio desse mecanismo. O SFB gerencia a primeira concessão federal do País - em operação há quase um ano - e já iniciou o processo de concessão em mais de 900 mil hectares de florestas públicas no Pará. O estado, por sua vez, é pioneiro nas concessões estaduais.

De acordo com o diretor-geral do Serviço Florestal, Antônio Carlos Hummel, as diferentes esferas de governo precisam estruturar uma rede eficiente de fomento florestal, que estimule a economia florestal estruturada e sustentável. “O setor madeireiro ainda atua com índices de ilegalidade inaceitáveis. Esse quadro tem que mudar e nossos esforços visam esse objetivo”, afirma.

As concessões florestais consistem na disponibilização de áreas para o setor madeireiro realizar o manejo florestal, ou seja, extrair madeira e produtos não madeireiros de forma sustentável, e ajudam a suprir o mercado de produtos com origem legal. As empresas são escolhidas por licitação em que critérios técnicos, como número de empregos gerados e eficiência na exploração florestal, pesam mais que o preço a ser pago pelo metro cúbico de madeira extraída.

Segundo o Plano de Trabalho, que será executado em um ano, as duas instituições vão ainda cooperar para a construção da política estadual de manejo comunitário e familiar, fazer a estruturação metodológica e a implantação de um centro de treinamento florestal e cooperar na estruturação de uma rede de sementes florestais do Pará.

 

Amapá

O acordo firmado com o Instituto Estadual de Florestas do Amapá também envolve o apoio às concessões estaduais, além da promoção do manejo comunitário e familiar - inclusive com capacitações de servidores ligados a essa atividade.

O documento também prevê a disponibilização de informações sobre os recursos florestais e sobre a gestão florestal no estado do Amapá para o SFB, que é responsável pelo Portal Nacional da Gestão Florestal, sistema que agregará informações florestais de todas as unidades da Federação.

Outro item do acordo trata da realização de esforços para a realização do Inventário Florestal Nacional do Amapá, dentro da ação nacional do Serviço Florestal de levantar os dados sobre qualidade e quantidade das florestas brasileiras.

“A parceria com o SFB é um grande passo para efetivação do crescimento do nosso trabalho, pois com este acordo nossa equipe terá além de orientação técnica, a capacitação nas atividades e ações de implementação da gestão florestal, o que sem dúvida nos proporcionará um grande avanço”, destacou a diretora presidente do IEF, Ana Euler.

O acordo terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período, mediante a assinatura de termo aditivo.

 

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



31/08/2011 15:31


Artigos Relacionados


MDA promove parceria com estados para fortalecer a cidadania da mulher rural

Fundo recebe até domingo projetos para fortalecer manejo florestal

Secretaria das Mulheres faz parceria com frente de prefeitos para fortalecer autonomia feminina no trabalho

Amapá quer fortalecer o tênis de mesa no estado

Serviço Florestal abre licitações para fortalecer manejo comunitário na Mata Atlântica e Amazônia

Embaixadora dos EUA quer fortalecer parceria com Seppir