Parga destaca avanços na inserção do deficiente na sociedade



Lembrando os avanços legais em relação à assistência aos deficientes físicos no Brasil, o senador Bello Parga (PFL-MA) comentou os avanços que têm sido alcançados no que diz respeito à inserção dessas pessoas na sociedade.

- Numa época em que se tornaram recorrentes os temas como cidadania, direitos dos cidadãos e direitos humanos, os quais considero da maior importância, devemos discutir continuamente, nesta Casa, as medidas necessárias à melhora das condições dessas pessoas - afirmou.

Parga elogiou o trabalho do governo Fernando Henrique para incluir os portadores de deficiência por meio do processo educacional. Segundo ele, trata-se de promessa de campanha do primeiro mandato e, nos últimos sete anos, o governo realizou eventos com ênfase na educação inclusiva, tais como teleconferências transmitidas para todas as escolas do país; publicação de diretrizes e orientações sobre o trabalho pedagógico e gestão escolar, além da edição de vídeos de sensibilização e capacitação.

O senador assinalou ainda a inclusão da Educação Especial em todas as políticas e programas do Ministério da Educação e a disponibilização de órteses e próteses a alunos com deficiência. Na área de deficiência visual, continuou, foi criado, em conjunto com os estados, municípios e organizações não-governamentais, o Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAP). Foi também instituída a Comissão Brasileira do Braille, que está realizando a unificação das grafias em todo o Brasil e articulando a compatibilização dessas grafias no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Na área de deficiência auditiva, Parga revelou a formação de uma "Cruzada Libras", com o objetivo de formar multiplicadores surdos e capacitar professores das escolas públicas brasileiras, para que a língua brasileira de sinais seja definitivamente reconhecida e integrada ao processo educativo dos alunos surdos em todo o país. Ele ainda ressaltou a mobilização da sociedade como determinante para o processo de mudança, principalmente na formação de parcerias entre governo e organizações da sociedade civil.

14/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO SOBRE INSERÇÃO DO DEFICIENTE NO MERCADO DE TRABALHO ESTÁ NA CAS

Mozarildo defende a inserção do índio na sociedade

Quintanilha destaca inserção do Tocantins no roteiro de C & T

BELLO PARGA DESTACA A LISURA DAS ELEIÇÕES NO MARANHÃO

BELLO PARGA DESTACA ARTIGO SOBRE MARANHÃO

TCU inocentou acusados do caso Sivam, destaca Bello Parga