PARGA ELOGIA INICIATIVA DO GOVERNO DE INVESTIMENTO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Já estava na hora de o Brasil modificar o modelo obsoleto de pesquisa que existe na universidade pública, copiado basicamente da França, em que as portas da universidade se mantêm fechadas para as empresas - disse o senador.
Os recursos que comporão os fundos virão da taxação das empresas que atuam nos setores beneficiados, prevista nos editais de privatização das estatais e que já é recolhida aos cofres públicos. Portanto, sustenta Bello Parga, os investimentos não terão impacto nas contas fiscais da União e nos preços da economia.
A criação dos fundos demonstra, na avaliação do senador, que "o governo tem estado atento para as transformações que se têm operado na economia e na sociedade a nível mundial". Parga defende investimentos em áreas básicas como educação e saúde como forma de preparar o Brasil para o advento dessa nova economia. O senador mencionou algumas medidas já tomadas na educação, como a criação do Fundo de Valorização do Ensino Fundamental (Fundef), que significa para ele um primeiro passo para a melhoria salarial dos professores e para o financiamento às escolas públicas.
09/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
BELLO PARGA ELOGIA INICIATIVA DO GOVERNO
Governo quer ampliar investimento em ciência e tecnologia para 1,8% do PIB até 2015
Lúcio Alcântara elogia investimentos do governo em ciência e tecnologia
Eduardo Braga defende investimento em ciência e tecnologia
Flexa Ribeiro destaca necessidade de investimento em ciência e tecnologia
Roberto Amaral quer maior investimento privado em ciência e tecnologia