Parlamentar poderá ser impedido de ocupar cargos no Executivo



Deputados federais, senadores, deputados estaduais e distritais e vereadores poderão ficar impedidos de ocupar cargos no Poder Executivo e até mesmo de chefiar missões diplomáticas temporárias. Essas proibições estão em proposta de emenda à Constituição (PEC 103/07) de iniciativa do senador Pedro Simon (PMDB-RS), em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda a designação de relator.

Conforme ressaltou Simon na justificação da proposta, o eleitor deseja ser representado por aqueles que considera serem os verdadeiros legitimados para o exercício dos mandatos, ou seja, os parlamentares eleitos nas urnas, e não os suplentes que, "em especial no Senado Federal, muitas vezes se tratam de pessoas cuja história não está associada à vida política".

- Acreditamos que a proposta constituirá um grande avanço no sentido da moralização das Casas Legislativas de nosso país e do comprometimento de seus membros com os representados - afirmou.

A PEC veda, desde a posse, a indicação de parlamentares para cargos de ministro de estado, governador de território, secretário municipal, estadual, do Distrito Federal e de território ou chefe de missão diplomática de caráter temporário. Simon observou que essa restrição não é uma novidade, uma vez que a Constituição dos Estados Unidos da América determina que nenhuma pessoa que ocupe cargo no governo poderá ser membro de qualquer das Casas Legislativas enquanto permanecer em seu exercício.



29/01/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estudante pode ser impedido de ocupar duas vagas em faculdades públicas ao mesmo tempo

Pedro Simon: PMDB deve apoiar o governo Lula, mas sem ocupar cargos

Prefeito poderá ser impedido de transferir domicílio eleitoral até fim do mandato

Aprovada criação de 249 cargos no Executivo

Aprovada criação de 171 cargos comissionados no Executivo

CCJ vota fim da reeleição para cargos do Executivo