Parlamentares comemoram o Dia Nacional da Mata Atlântica



A Frente Parlamentar Ambientalista, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, realizou nesta quarta-feira (28) um café da manhã na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Nacional da Mata Atlântica. Entre os participantes do encontro, os senadores Serys Slhessarenko (PT-MT) e Renato Casagrande (PSB-ES) manifestaram seu apoio à iniciativa.

- A preservação da Mata Atlântica precisa ser feita por todas as instâncias do poder e também pela sociedade organizada. E, como professora por 26 anos, sempre digo que só quem conhece compreende, e só quem compreende é capaz de transformar. As pessoas têm que entender seu papel no contexto da preservação do meio ambiente - defendeu Serys.

Renato Casagrande, por sua vez, lamentou ainda ser necessária a realização de eventos como aquele para chamar a atenção da sociedade.

- Infelizmente, ainda precisamos de eventos para que instituições como a SOS Mata Atlântica recebam visibilidade. Mas, pelo menos, o saldo é bastante positivo, porque é por meio dessas iniciativas que são divulgados dados sobre o tema, como taxas de desmatamento e nível de conservação das matas. Com essa luta, se desperta o interesse de todos pela preservação do meio ambiente através da conscientização - declarou Casagrande.

A diretora de Gestão do Conhecimento da fundação, Márcia Hirota, apresentou dados do "Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica". O estudo - feito em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) - contém as taxas de desmatamento daquele bioma no período 2000-2007 e mapas dos 17 estados onde há Mata Atlântica. Ela ressaltou que, apesar de restarem apenas 7,26% da área original, houve uma queda de 69% no nível de desmatamento da área entre os anos 2000 e 2005.

A comemoração foi organizada pelo coordenador da Frente Parlamentar, deputado Sarney Filho (PV-MA), e pelo diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. Estiveram também presentes o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), diversos deputados, ambientalistas e uma equipe da SOS Mata Atlântica, incluindo o presidente da fundação, Roberto Klabin, e o coordenador técnico do Atlas, representando o Inpe, Flavio Ponzoni.



28/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inpe e SOS Mata Atlântica divulgam Atlas da Mata Atlântica

Ministra Marina Silva e parlamentares pedem aprovação de lei para proteger Mata Atlântica

Frente Parlamentar comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica

Curitiba sedia comemorações da Semana Nacional da Mata Atlântica

Conservação da Mata Atlântica

CCJ analisa proteção da Mata Atlântica