Parlamentares debatem em Curitiba política para o salário mínimo
A comissão mista - formada por deputados federais e senadores - que estuda a implementação de uma política permanente de reajuste para o salário mínimo estará em Curitiba nesta segunda-feira (10) para debater o assunto em audiência pública. Está prevista a presença, na reunião, do governador do Paraná, Roberto Requião, e de representantes de entidades de trabalhadores e de empresários. A audiência, que terá início às 14h, será realizada no Museu Oscar Niemeyer, na rua Marechal Hermes, nº 999.
Criada em dezembro de 2005, a comissão já promoveu dez audiências públicas com o objetivo de debater uma política para o salário mínimo. A sessão em Curitiba será a primeira realizada fora do Congresso Nacional.
Além de uma política permanente de reajuste, a comissão também vem discutindo questões como o vínculo entre o valor do salário mínimo e o de aposentadorias e pensões; o uso do fator previdenciário no cálculo da aposentadoria e a própria situação da Previdência Social, entre outros itens.
A comissão é presidida pelo deputado federal Jackson Barreto (PTB-SE) e tem como relator o senador Paulo Paim (PT-RS).
Participantes
Foram convidados para a audiência, além do governador Roberto Requião, o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR), Roni Anderson Barbosa; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures; o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka; o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Gomes Slaviero; o supervisor técnico do escritório regional do Paraná do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), Cid Cordeiro Silva; a procuradora regional do Trabalho da 9ª Região Lair Carmen Guimarães; o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette; o presidente da Associação dos Municípios do Paraná, prefeito Luiz Lázaro Sorvos, de Nova Olímpia (PR); e o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Hermas Brandão.
07/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares devem votar em breve MP que eleva salário mínimo para R$ 465
Itamar e Jucá debatem reajuste do salário mínimo
LAURO CAMPOS E SEBASTIÃO ROCHA DEBATEM SALÁRIO MÍNIMO DA TV SENADO
CAE aprova projeto do PAC que fixa política de reajuste para o salário mínimo
Governo mantém política de valorização do salário mínimo para 2011
Queda no PIB de 2009 faz parlamentares alterarem MP que reajustou salário mínimo