Parlamentares demonstram pesar pela morte do senador Bello Parga



A senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) externou profundo pesar pela morte do ex-senador Luis Carlos Bello Parga, ocorrida em São Luís (MA), nesta terça-feira (13), em decorrência de falência múltipla de órgãos.

- Amigo Bello Parga, você dignificou a arte de viver e fazer política, e fará falta ao Maranhão e ao Brasil - afirmou.

Bello Parga foi eleito suplente do senador Alexandre Costa e assumiu o mandato, de 1996 a 2003, com a doença do titular. O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, lembrou ainda sua passagem pela Presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Financeiro, em 1996.

Para a líder do governo no Congresso, Bello Parga era uma "figura humana ímpar, exemplar, um amigo de todas as horas", e toda sua história registra a valorização da cultura e o respeito pela condição humana. Era um "intelectual de bagagem sólida, que soube engrandecer o Maranhão".

Além de ter feito poesia na juventude, criou a revista Ilha, era apaixonado por William Shakespeare e, também, impecável tradutor de inglês, "um brasileiro cidadão do mundo, pacífico e conciliador". Ainda segundo Roseana Sarney, ele sabia ter firmeza para não ceder a abusos de qualquer ordem, e sua morte deixou mais pobre o universo político brasileiro.

- Rendo homenagem ao senador e registro minhas saudades e sinceros pêsames à família, a Paula, companheira de toda a vida, aos filhos Júnior e Janaína, aos netos, e a todos que o querem bem - ressaltou.

O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) registrou o bom diálogo do ex-senador com todas as correntes políticas do Maranhão, acrescentando que ele "fará falta aos maranhenses. Já o senador José Agripino (DEM-RN) anunciou a apresentação de requerimento de voto de pesar pela morte de Bello Parga, subscrito também pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), em nome das bancadas que representam no Senado.

- Apesar do aspecto frágil, ele tinha um andar rápido, sempre atento aos fatos e muito cuidadoso no trato da coisa pública - frisou Agripino.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pelo Twitter, políticos demonstram pesar pela morte de Romeu Tuma

Morre ex-senador Bello Parga

Arthur Virgílio pede voto de pesar pela morte da atriz Nair Bello

Bello Parga saúda posse do senador Nova da Costa

Aprovado voto de pesar pelas mortes de Artur da Távola e Bello Parga

PARA BELLO PARGA, MORTE TERÁ REPERCUSSÕES POLÍTICAS