Parlamentares destacam postura ética e boa reputação de Canet no Paraná
Parlamentares que se manifestaram após o depoimento de Jaime Canet na CPI do Banestado, nesta quinta-feira (18), elogiaram a conduta e o legado político do ex-governador do Paraná. Ao final da audiência, o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), afirmou que, ao ocupar uma tribuna no Congresso Nacional, Canet teve a oportunidade de esclarecer fatos.
- Tenho convicção de que, depois da tristeza do início do depoimento, a alma (de Canet) esteja mais aliviada. O depoimento terá repercussões no Paraná e é um registro de que o dever da CPI é não esconder fatos, nem produzir violências contra pessoas inocentes - disse Antero.
Mesmo sem ser membro da CPI, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) fez questão de se manifestar como -testemunha da conduta inatacável- de Canet, a quem chamou de -operoso, com postura ética imbatível-. No governo de Canet, continuou Alvaro, não sobrou resquício de qualquer suspeita. -Canet é exemplo de honradez e decência no Paraná-, disse, elogiando o cuidado do relator da CPI, José Mentor (PT-SP), para distinguir as acusações.
Na mesma linha, o senador Osmar Dias (PDT-PR) disse que, sem constrangimento e sem risco de estar cometendo um equívoco, o nome de Canet está inscrito na história do Paraná como o governador que mudou o estado.
- Empresário de sucesso, seu maior patrimônio é o moral. É um orgulho para os paranaenses tê-lo como ex-governador. Canet é conhecido como um homem honesto e sincero e será um colaborador da CPI para buscar efetivamente os que cometeram irregularidades. O relator reconheceu que a operação com conta CC-5 foi legal, comprovada e declarada no Imposto de Renda. Para mim, isso não é surpresa. Se houve movimentação sem o seu conhecimento, isso deve ser investigado - sugeriu Osmar Dias.
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que, por informações de amigos e correligionários, tem notícias de que Canet é um dos maiores formadores de grandes políticos no Sul do país, conhecido por sua capacidade de trabalho, competência e especialmente de honestidade.
O senador José Jorge (PFL-PE) manifestou-se contra a quebra do sigilo bancário de Canet. -Não podemos fazer com que ele passe por esse constrangimento de ser confundido com alguém que está sendo investigado por irregularidades-, analisou.
18/09/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo: Tebet cobrou postura ética até o último dia
Papaléo: Tebet cobrou postura ética até o último dia
Osmar Dias agradece a seu suplente por postura ética
Tião Viana elogia postura ética do líder do PSDB
Arthur Virgílio cobra postura ética do atual governo
Parlamentares de oposição elogiam postura independente de ACM