Parlamentares do Mercosul terão mandato de quatro anos



Terão mandato de quatro anos os nove senadores e nove deputados que tomaram posse nesta segunda-feira (7), em Montevidéu, como primeiros parlamentares brasileiros do Mercosul. Eles serão substituídos, no início de 2011, por deputados eleitos em conjunto com os deputados federais e senadores, em 2010. Em 2014, os eleitores de todos os países do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela - irão às urnas no mesmo dia, para eleger os deputados que tomarão posse em 2015.

Ao abrir, na manhã desta segunda-feira, a primeira reunião de trabalho da delegação brasileira no novo parlamento, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) lembrou que todos os senadores e deputados presentes passariam também a ser deputados do Mercosul, com prerrogativas específicas da função.

Por sua vez, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) lembrou que uma nova resolução do Congresso Nacional, a ser votada nas próximas semanas, estabelecerá que a presença em reuniões do Parlamento do Mercosul terá o mesmo tratamento que a presença nas sessões do Congresso. Ou seja, os deputados e senadores que se encontrarem a trabalho em Montevidéu terão os mesmos direitos que os presentes às sessões realizadas em Brasília.

A delegação brasileira presente em Montevidéu foi composta pelos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS), Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Aloizio Mercadante (PT-SP), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Romeu Tuma (DEM-SP), Marisa Serrano (PSDB-MS), Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Adelmir Santana (DEM-DF) - suplente do senador Efraim Morais (DEM-PB).

07/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


DIRETOR DA ANP TEM MANDATO DE QUATRO ANOS

Pavan faz balanço de suas atividades em quatro anos de mandato

Novos deputados tomam posse para quatro anos de mandato

MAGUITO DEFENDE MANDATO DE APENAS QUATRO ANOS PARA SENADORES

Suplicy contesta reeleição presidencial e defende continuidade de quatro anos de mandato

Tomam posse no Senado 54 parlamentares para oito anos de mandato