Parlamentares italianos pedem "solução política" para caso Battisti
Em busca de uma "solução política" para o caso do ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado por quatro assassinatos pela Justiça de seu país, uma comitiva de parlamentares italianos e brasileiros visitou nesta quarta-feira (18) o presidente do Senado, José Sarney. Durante a audiência, segundo assessores, Sarney mostrou-se muito cauteloso em relação ao tema e recordou que o caso encontra-se sob análise da Justiça brasileira.
A melhor "solução política" para o episódio, segundo a definição do deputado italiano Domenico Sclipoti, presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil, teria sido a deportação de Battisti, acusado de envolvimento com o terrorismo na Itália durante os anos 70 e condenado por quatro assassinatos. Como o governo brasileiro não concedeu a extradição, observou, resta agora esperar pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai julgar o caso.
- Agora vamos esperar para ver se ele é ou não considerado um refugiado político - disse Sclipoti.
Presente ao encontro, o senador César Borges (PR-BA) afirmou ser favorável à extradição de Battisti e disse que o governo brasileiro agiu com "dois pesos e duas medidas", ao recusar a extradição de Battisti e, por outro lado, devolver a Cuba os dois atletas que escaparam da delegação cubana durante os Jogos Pan-Americanos de 2007.
Ao final do encontro, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comunicou aos parlamentares italianos que faria um pronunciamento sobre o tema em Plenário, no próximo dia 26, quando lerá carta enviada por Battisti aos ministros do STF. Segundo Suplicy, Battisti estaria disposto a dizer aos familiares das vítimas, "olho no olho", que não participou dos quatro assassinatos pelos quais foi condenado.
18/02/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parlamentares italianos encontram-se com Sarney para reiterar posição a favor da extradição de Battisti
Delcídio e Cristovam pedem solução definitiva para o caso Guarani-Kaiowá
Suplicy relata apoio de associações de parlamentares Brasil-Itália a decisão do STF no caso Battisti
CRE discuti blocos econômicos em encontro com parlamentares italianos
Alvaro Dias pede comprometimento do Brasil para superar impasse no caso Battisti
Demóstenes Torres diz que STF se desmoralizou ao deixar para Lula a palavra final sobre o caso Battisti