Parlamentares queixam-se de falta de apoio do governo para o cacau



A principal queixa dos parlamentares presentes à audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) sobre o potencial de cultivo de cacau no Pará foi a falta de comprometimento do governo para impulsionar a produção brasileira. Autor do requerimento do debate, realizado nesta terça-feira (22), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse ter a sensação de que o PAC do Cacau, lançado em 2008, teve o objetivo apenas de socorrer os cacaueiros endividados da Bahia.

- Não temos nada a opor aos incentivos aos produtores de cacau da Bahia, mas o Pará tem condições excepcionais de solo para essa cultura, tem produtividade duas vezes e meia superior à dos cacaueiros baianos e pode ser o primeiro produtor do país se houver vontade política do governo federal em apoiar esses produtores - comentou Flexa Ribeiro.

Na avaliação da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), o que precisa ganhar importância política junto ao governo não é o cacau, mas a agropecuária, que responde por 42% das exportações e por um terço dos empregos gerados no país. Linha de argumentação semelhante adotou o deputado federal Lira Maia (DEM-PA), que reconhece a necessidade de cuidado especial para com a lavoura cacaueira da Bahia, mas que não abre mão do aproveitamento do potencial da Amazônia para o cultivo dessa espécie.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questionou o diretor da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Jay Wallace da Silva e Mota, sobre o critério de distribuição de sementes de cacau. O representante do governo informou que elas saem de graça para produtores de programas de assentamento, enquanto dos demais é cobrado R$ 10 pelo milheiro.

Em relação à viabilidade de cultivo concomitante entre banana e cacau, Jay Wallace concordou com o senador Augusto Botelho (PT-RR), considerando a prática vantajosa.

O presidente da CRA, senador Valter Pereira (PMDB-MS), também quis saber se a gordura do cacau causa males à saúde. O diretor da Ceplac informou que estudos de universidades norte-americanas já teriam provado que, além de ser rica em antioxidantes, como o vinho, a gordura do cacau não aumenta o colesterol ruim (LDL), sendo, portanto, benéfica para o coração.

22/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges lamenta falta de solução para divida dos produtores de cacau

ERNANDES AMORIM PEDE APOIO PARA PRODUTORES DE CACAU

Agências reguladoras e investidores queixam-se a Renan de interferência do governo e do TCU

JÚNIA CRITICA FALTA DE APOIO DO GOVERNO À AGRICULTURA

Delcídio pede apoio de parlamentares ao governo Dilma

Alvaro Dias lamenta incêndio na Antártica e aponta falta de apoio do governo