JÚNIA CRITICA FALTA DE APOIO DO GOVERNO À AGRICULTURA
A senadora Júnia Marise (PDT-MG) afirmou hoje (28) que, embora o presidente Fernando Henrique saiba da importância que a agricultura, tem "para o país, para o seu governo e para o sucesso do Plano Real", essa atividade não tem sido prioridade de sua administração.
Ela entende que os produtores rurais brasileiros vêm sendo relegados a segundo plano e advertiu que a safra brasileira repete patamares alcançados há dez anos, enquanto a importação de grãos dobrou. "A agricultura não quer privilégios, mas condições de sobrevivência e de dignidade para continuar contribuindo para o desenvolvimento nacional", afirmou.
Na opinião de Júnia Marise, "esse arrocho do setor agrícola não pode se manter indefinidamente, sob pena de haver um abandono geral da atividade ou um empobrecimento irreversível do campo, resultando em graves crises de desabastecimento, de desemprego e de desordem social".
A senadora disse que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), "anunciado pelo governo como a redenção para os pequenos produtores", dispõe de poucos recursos para atender à demanda, enquanto as condições operacionais do programa alijam os pequenos produtores. A seu ver, o Pronaf "tem-se revelado um instrumento ineficaz para o atendimento das necessidades desses segmentos".
28/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
JÚNIA CRITICA FALTA DE QUALQUER ESTÍMULO AO SERVIÇO PÚBLICO
BENEDITA CRITICA FALTA DE APOIO À EDUCAÇÃO
Parlamentares queixam-se de falta de apoio do governo para o cacau
JÚNIA APONTA FALTA DE LÓGICA NOS CORTES DO ORÇAMENTO
Juvêncio critica paralisia e falta de resultados do governo
Arthur Virgílio critica falta de ação do governo