Parlamento do Mercosul elege novo presidente em sessão presidida por Simon



Em sessão presidida pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) nesta terça-feira (10), o parlamentar paraguaio Ignácio Mendoza Unzain foi eleito presidente do Parlamento do Mercosul para os próximos seis meses. Em seu pronunciamento, Ignácio Mendoza disse que dedicará esforços para a consolidação e o fortalecimento da instituição. O novo presidente afirmou ainda que o Parlamento do Mercosul deve ser respeitado, conhecido e ampliado.

VEJA MAIS

Na mesma sessão, foram eleitos os três vice-presidentes para um mandato de dois anos: Dr. Rosinha, pelo Brasil, José Juan Bautista Pampuro, pela Argentina, e Juan Jose Domínguez, pelo Uruguai. A cada seis meses, um vice-presidente assume a Presidência do Parlamento, o que permite que representantes dos quatro países ocupem o cargo.

Simon

Em breve pronunciamento antes da eleição de Ignácio Mendoza, Simon, que presidiu a sessão por ser o parlamentar mais velho entre os presentes, disse que aquele era o momento mais importante de sua vida pública.

O senador gaúcho referiu-se a um fato que ocorreu em 1957 quando, estudante em Porto Alegre, participou de uma Semana de Estudos Sociais. No encontro, relatou, foi aprovada a tese de que os países da América do Sul deveriam ter uma entidade que os representasse.

Simon afirmou que a América Latina tem tudo para ser uma grande região e haverá de ocupar o seu espaço e de ter voz. Ele qualificou de muito importante a integração entre os países do Mercosul:

- Este é o nosso caminho - concluiu, após ter mencionado a integração dos países europeus.



10/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO PARLMENTAR DO MERCOSUL ELEGE NOVO PRESIDENTE PARA O BIÊNIO 99/2001

Mercadante é o novo presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul

Brasil elegerá novo vice-presidente do Parlamento do Mercosul

Parlamento do Mercosul discutirá regimento e elegerá novo presidente

Novo presidente do Parlamento do Mercosul será eleito em Montevidéu

Representação no Parlamento do Mercosul escolherá novo presidente na quarta-feira