Parlamento quer maior integração pela cultura



Como parte das atividades da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPCM), o Parlamento Cultural do Mercosul (Parcum) reuniu-se nesta terça-feira (dia 3) para definir iniciativas que possam aumentar a integração dos países do bloco econômico, além de Chile e Bolívia, por meio da cultura e suas diversas expressões. Com esse objetivo, o Parcum pretende pressionar o CPCM, que promove encontro em Brasília até a próxima sexta-feira (dia 6), para dar maior prioridade à cultura.

De acordo com a segunda vice-presidente do Parcum, deputada Marisa Serrano (PSDB-MS), o colegiado pretende desenvolver estratégias para levar as idéias da integração regional à população por meio de suas expressões culturais mais autênticas. Ela citou a música, a culinária, as artes plásticas, o cinema e o teatro como instrumentos poderosos que podem tornar mais fácil e direta a vontade dos povos dos países do Mercosul de fazerem parte de um mesmo bloco.

A presidente do Parcum, deputada uruguaia Glenda Rondan, defende que a integração cultural comece nas salas de aula. Para isso, ela propõe que os currículos sejam reformados, de forma a dar maior ênfase à cultura e às línguas dos países que integram o bloco econômico.

- Não é possível que um estudante do Uruguai tenha clareza total da cultura dos Estados Unidos e não conheça a realidade da música, das artes, da dança do Brasil, que é importante para a integração dos povos da nossa região - afirma Rondan, para quem o ensino do português deveria ser obrigatório no ensino secundário de seu país.

A senadora argentina Elba Azuzena Paz testemunhou a importância da cultura, especialmente em tempos de crise, pois é capaz de -apaziguar o espírito do povo-.

A partir de amanhã, o CPCM, que está sob a presidência pro tempore do senador Roberto Requião (PMDB-PR), começa a sua XX sessão plenária, em que será dada ênfase à formulação de políticas que possam fortalecer o Mercosul, principalmente frente aos debates da criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

A reunião da CPCM ocorre paralelamente à Reunião de Cúpula dos Presidentes do Mercosul e Países Associados, que acontece em Brasília na sexta-feira (dia 6) e também vai ter o turismo na região das fronteiras entre Paraguai, Brasil e Argentina como destaque em sua pauta.



03/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUIZ PONTES QUER MAIOR INTEGRAÇÃO DOS DEFICIENTES

JÚLIO QUER MAIOR INTEGRAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS

COMISSÃO DO MERCOSUL QUER MAIOR INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE OS PAÍSES

Expedito Júnior quer pena maior para crimes contra a honra praticados pela Internet

Parlamento promoverá seminário sobre integração energética

Parlamento do Mercosul aprova Seminário de Integração Energética