Parlasul teve sessões regulares até dezembro de 2010



VEJA MAIS

No dia 2 de dezembro de 2011, quase um ano após a sessão anterior, tomaram posse, em Montevidéu, os integrantes da nova Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), desta vez composta por 37 parlamentares – dos quais 27 deputados e dez senadores.

Com a posse, o Parlamento buscava retomar as suas atividades, que, no entanto, permanecem paralisadas até o momento. A última sessão havia ocorrido em dezembro de 2010. Poucos dias depois, terminava o mandato da representação que havia sido indicada quatro anos antes, composta por 18 parlamentares.

Uma nova representação deveria ter sido criada por resolução do Congresso Nacional ainda ao final de 2010, para que as atividades normais do Parlasul fossem retomadas ao início de 2011. Nessa época, porém, a votação foi suspensa em virtude de uma controvérsia a respeito da possibilidade de deputados e senadores em final de mandato, e não reeleitos, virem a integrar a representação brasileira.

Somente após a aprovação de uma Resolução do Congresso Nacional, no final do primeiro semestre de 2011, foi criada a nova representação. A Argentina, que teve eleições em dezembro de 2011, chegou a indicar igualmente seus representantes no primeiro semestre de 2012.

Pouco tempo depois, porém, o Congresso do Paraguai decidiu derrubar o então presidente Fernando Lugo, levando o país a ser suspenso do Mercosul, em virtude de quebra da chamada cláusula democrática do bloco. A partir de então, nenhuma outra sessão do Parlasul foi realizada em Montevidéu.



21/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlasul tentará retomar sessões no dia 29

Parlasul retoma atividades com duas sessões em 7 de abril

Néstor Kirchner teve papel de destaque na criação do Parlasul

Mão Santa defende renovação dos integrantes do Parlasul em dezembro

Representação brasileira defende reunião do Parlasul em dezembro

Inflação teve vairiação de 0,63% na primeira semana de dezembro