Parques temáticos criaram programação especial para pessoas com deficiência em dia de mobilização
Parques temáticos em todo o Brasil criaram uma programação especial, na terça-feira (29), para receber pessoas com deficiência. A iniciativa, em sua segunda edição, faz parte do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas. A data foi criada para mostrar o quanto é importante que esses locais ofereçam acessibilidade para esse público.
Parques e atrações turísticas ofereceram sem custo a todos os participantes passaportes para as atrações. Segundo o presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci, o apoio das instituições é fundamental para o sucesso do evento.
“Para garantir maior conforto e total segurança durante o evento, todas as pessoas com deficiência estão acompanhadas de alguém indicado pela instituição, um amigo, familiar ou monitor. A realização do evento proporciona a todos os empreendimentos a oportunidade de aprimorar cada vez mais seus serviços e promover uma estadia com total segurança e diversão para esse público”, diz Baldacci.
Padrinho do evento, Mauricio de Sousa acompanhou o dia de mobilização em um parque de diversões em São Paulo. O desenhista cedeu a imagem do seu personagem Luca, um menino cadeirante, para a criação da logomarca do evento. “Eu não sou padrinho do evento; na verdade o padrinho é o Luca”, corrige, sorrindo. “Este é um dia de luz que vai iluminar toda a vida das pessoas que participam do evento. Durante o dia, ouvi muitas crianças dizerem que esta é a data mais feliz da vida delas, e me sinto tão feliz quanto elas em poder participar deste momento”, comenta Mauricio.
O Corcovado, uma das sete maravilhas do mundo moderno, também recebeu visitantes com deficiência em comemoração à data. Sávio Neves, diretor da empresa que administra a atração carioca, comemorou a “espetacular oportunidade” de tratar do tema, trazendo para o debate o grande público, os empresários do setor de turismo e lazer e instituições de apoio a deficientes. Ele convidou outros segmentos da economia a adotarem a causa.
“Estamos chamando a atenção para a necessidade de acessibilidade dos atrativos e preparando os parques para receber este público. Tudo isso contribui para a autoestima destas pessoas, e é uma oportunidade de elas conhecerem novos lugares e desfrutarem de bons momentos de diversão”, comentou Neves.
Fonte:
Ministério do Turismo
30/11/2011 11:52
Artigos Relacionados
Pessoas com deficiência visual têm programação especial de férias no Butantan
Brinquedos em parques de diversão terão que ser adaptados para pessoas com deficiência
Sarney recebe apelo para reduzir tributação de parques temáticos
Parques da capital têm programação especial no feriado
Aposentadoria especial para pessoas com deficiência passa na CAE
Em discussão, aposentadoria especial para pessoas com deficiência