Sarney recebe apelo para reduzir tributação de parques temáticos
Maurício de Sousa, Beto Carrero e outros empresários do ramo de parques temáticos procuraram nesta quarta-feira (8) o presidente do Senado, José Sarney, para pedir uma alíquota mais baixa de Imposto sobre Serviços (ISS) para seus empreendimentos. Sarney prometeu apoio para as reivindicações deles.
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas, Marcelo Gutglas, este é um setor novo, que precisa do apoio do governo para crescer. Ele afirmou que, existindo em razão de um decreto do governo Sarney, esse setor vinha isento de ISS e agora passou a pagar alíquotas entre 2% e 5%. O máximo que o setor considera possível pagar é uma alíquota de até 2,5%, disse ele.
- Viemos ao Congresso mostrar que precisamos de uma alíquota mais baixa. Nós não precisamos de isenção total. Entendemos que temos que contribuir também. Mas alíquotas altas, como 5%, penalizam muito nossa atividade. Hoje, os parques não tem nem isso de lucro - disse.
Criador do Parque da Mônica, inspirado na obra de sua criação, o empresário Maurício de Sousa disse que o setor corre o risco de ver o ISS subir -para alturas totalmente incompatíveis com a realidade do parque temático brasileiro, na economia atual-. Ele argumentou que os parques são geradores de emprego e que, se o ISS for para mais que 2%, metade dos parques temáticos fecha de imediato.
Depois de dizer que sem Sarney esses parques não existiriam, Maurício de Sousa afirmou que esses empreendimentos correm o risco, no momento, de se inviabilizarem.
- Aí a criançada nossa nem terá dinheiro para ir a parques no exterior nem terá mais parques por aqui - disse.
Maurício de Souza sugeriu que a cobrança de ISS seja gradual, propiciando o aumento da alíquota apenas se a economia brasileira melhorar.
08/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parques temáticos criaram programação especial para pessoas com deficiência em dia de mobilização
Sarney recebe apelo de Irmãs Missionárias
Sarney recebe apelo pela ratificação da convenção
Sarney recebe apelo de "mata-mosquitos" por readmissão
Sarney recebe apelo por projeto sobre assistente social
Sarney recebe apelo em favor da urgência na votação do projeto do Ato Médico