Parte dos recursos da loteria poderão socorrer cidades em calamidade pública



No início do ano legislativo de 2010, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) poderá votar proposta para destinar 1% da arrecadação total das loterias administradas pela Caixa Econômica Federal (CEF) ao Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap), com o objetivo de socorrer as populações atingidas por fenômenos naturais como inundações, desabamentos ou secas prolongadas.

Pelo PLS 29, de autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), a CEF fica autorizada a deduzir 1% dos prêmios brutos de todas as loterias que administra para destinar esses recursos para o Funcap, desde que o governo federal tenha reconhecido, oficialmente, o estado de calamidade pública ou situação de emergência ocorrida em qualquer ponto do território nacional.

Em sua justificação, Álvaro Dias argumenta que o Funcap não tem recebido recursos financeiros suficientes nesses dez anos de sua criação, estando impossibilitado de cumprir suas funções específicas. Com a destinação dos recursos das loterias da Caixa, o Fundo ficaria habilitado a atender a situações emergenciais em qualquer parte do país, uma vez que, somente em relação ao ano de 2007, esses recursos totalizariam R$ 52 milhões, afirma.

- Se já houvesse recursos disponíveis no Funcap, a população recentemente atingida pelas fortes chuvas nos Estados de Santa Catarina, Belo Horizonte e Rio de Janeiro poderia ter sido atendida de modo mais imediato e eficiente pelo governo federal - explica.

Álvaro Dias lembra que os recursos do Funcap se destinam, prioritariamente, ao atendimento das populações atingidas por situações emergenciais com suprimento de alimentos, água potável, medicamentos, material de primeiros socorros e agasalhos, bem como para pagamento de serviços relacionados com desobstrução, desmonte de estruturas danificadas e restabelecimento de serviços básicos essenciais e de transporte.



28/12/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada emenda ampliando recursos às cidades em calamidade

Cidades catarinenses decretam calamidade pública por causa da chuva

Sobe para três o número de cidades amazonenses em estado de calamidade pública

Governo do Rio decreta estado de calamidade pública em sete cidades da região serrana

Eunício Oliveira pede ajuda urgente para 166 cidades cearenses em estado de calamidade pública em razão da seca

Senadores do Espírito Santo elogiam MP para socorrer áreas em estado de calamidade